sábado, 8 de setembro de 2012

Ciclotimia? Pára de me dizer suas suspeitas, droga!!!

Ainda estou vivendo nessa montanha russa emocional. Ainda sem diagnóstico, e novamente a psiquiatra falou demais: Ciclotimia.

[Pausa Explicativa] "No transtorno bipolar, a pessoa parece que se transforma em outra pessoa, completamente diferente. Já a ciclotimia é uma forma mais leve desse transtorno. Os extremos de humor não são tão drásticos, o que leva o ciclotímico a concluir que ele está apenas passando por uma fase momentânea de cansaço ou indisposição... porém se não for tratada, a ciclotimia pode vir a se transformar em transtorno bipolar."

Fonte: "Max Gehringer, para CBN". (Diário de um Bipolar)

Ontem novamente tive mais um daqueles surtos...
E novamente desencadeado por uma situação de stress, e para variar, dei vazão da forma errada.
Quase machuquei uma pessoa, ficou um mal estar horrível entre nossos amigos, e acabei me machucando também, e de novo a pergunta: “porque raios eu fiz aquilo?”
Há um delírio na minha cabeça, sobre uma coisa que nunca existiu e só tenho consciência disso quando estou no “estado normal”. Essa situação já afetou muita coisa na minha vida, e os limites estão sendo ultrapassados de tal forma que está afetando a vida das pessoas ao meu redor.
Sempre da mesma forma: Stress, pensamentos intrusivos, sentimentos desproporcionais, impulso, ato. Logo após cada crise dessas, o cansaço toma conta, tremores, respiração ofegante, crise de choro, e nesse período de recuperação vêm também a culpa, o remorso, a preocupação, e a agonia por não entender o porque tomei aquela atitude. É uma constante aflição, após ataques de ira, sem qualquer razão especial vc se sentir feliz, e depois triste, e depois ansiosa, preocupada, culpada, feliz novamente... Me desespera, são muitas oscilações num curto espaço de tempo! Entretanto descobri uma coisa que me ajuda a limpar a mente e a pensar em nada.
É como um transe, e em um segundo me torno novamente aquela menininha doce e meiga abraçada com seu ursinho, aquela pessoa serena e amável que todos conheceram, aquela menina que eu quero de volta, a minha vida de verdade.
Não é de hoje que é notório os efeitos benéficos (e maléficos também) da música em nossas vidas e como os som pode influenciar as nossas atitudes.Recentemente descobri uma paixão pelas lendárias caixinhas de música. Na vida tive duas apenas, porém com certeza alguém aí deve ter uma tia ou até uma avó com uma (daquelas à corda) bem antigas guardadas.
Ouvindo um arquivo que um amigo me passou nomeado “Alma Music Box”, onde possui uma música em estilo caixinha de música, percebi tais efeitos benéficos. Pedi ao meu namorado que baixasse mais algumas para mim, e assim vou mantendo a calma estabilizando os sentimentos e expulsando esses pensamentos intrusivos que me oprimem e acorrentam a essa obsessão que tanto me magoa. 
Falando de coisas belas, um pequeno resumo destes singelos mimos que eu adoraria receber de presente um dia:
“Curiosamente, o delicado mecanismo musical nasceu na terra dos relógios, a Suíça, no século 19. Foram criadas pelo relojoeiro suíço Antoine Favre. Há registros de que a origem da Caixinha de Música seu deu a partir de uma invenção que tentou imitar o som mecânico de pássaros. Não demorou muito para a invenção se popularizar em todo mundo pela sua beleza e chamar a atenção pela mecânica de precisão. 
Com um timbre brando e agradável,o som da Caixinha de Música acabou se tornando o favorito das canções de ninar, por provocar o sentimento de paz e tranquilidade. Além dela, outros instrumentos que possuem uma sonoridade parecida, como o xilofone, metalofone, glockenspiel ou a kalimba, formam o conjunto perfeito para embalar o sono. As primeiras caixas de músicas - instrumentos musicais automáticos ou com movimento próprio - que se conhecem, datam do final do século XVI e são raríssimas. Eram encontradas em castelos ou nas residências de nobres e burgueses, a grande massa pouca chance tinha de possuí-las. No final do século VII as caixas de música passaram a ser fabricadas por grandes firmas suíças como Thorens e Reuges, depois por fábricas de diversos países e mais recentemente pelos japoneses, que popularizaram bastante as caixas de música. Mas as caixas antigas, pela sua beleza artística, durabilidade e perfeição do trabalho manual, permanecem valorizadas e bastante procuradas por colecionadores de todo o mundo.”
(Fonte: apd.com.br)

Pesquisando em diversas fontes aleatórias, encontrei as músicas que mais tocam nas caixinhas de música:
*O lago dos cisnes de Tchaikovsky
* Frère Jacques, de Anne-Marie Besse
*Sonata no 1 de Mozart
*Fur Elise de Beethoven
*Primeira Sonata de Chopin, o Larghett.
*A Dança da Fada Açucarada de Tchaicovsky
*Blue Danube de Waltz Johann Strauss
*Concerto in D Major, Vivaldi
*Clair de lune de Claude Debussy
*Fantasia in D minor, Mozart
* Acalanto de Brahms
*En Mayo Ven Quiero Ma, de Mozart
*Minute Waltz de Fredric Chopin

Mais músicas de caixinha de música para ouvir: Clique Aqui!


Enquanto não inicio o tratamento, vamos remediar as crises, acalmar o coração, estabilizar os sentimentos, e fazer adormecer essa fera sanguinária que espreita dentre as trevas, sempre aguardando o momento de atacar novamente.





Bons sonhos...









Nenhum comentário:

Postar um comentário