segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Manual da Beleza (Parte 2) - Verão!

 Nada como estar maravilhosa para manter a auto estima e o astral lá em cima não é mesmo?
Portanto suas lindas, pesquisando na rede, achei dicas para todos os orçamentos e de muita valia, e as reuní nesse mini manual, para ajudar a manter a aprimorar a beleza que a natureza nos deu.

"Não existe mulher feia, existe mulher relaxada!"

SUMMER IS COMMING!
Siga uma dieta com alimentos ricos em fibras, entre eles: frutas, hortaliças, cereais integrais, pães e biscoitos integrais, far
elo e leguminosas (feijões, lentilhas e ervilhas secas);

*Elimine o excesso de doces e açúcares refinados;
*Beba pelo menos 2 litros líquidos por dia (água, chás, sucos)
*Use protetor solar todos os dias e prefira também os shampoos e condicionadores com esse tipo de proteção adicional.
*Outro ponto importante é proteção dos lábios. Nessa região a pela é muito fina e fica ressecada com facilidade. Use sempre protetor labial e beba bastante líquido para manter a mucosa da boca hidratada.
*Para acalmar a pele, faça compressas com chá de camomila gelado.

E se você não sabe o produto ideal para o seu tipo de pele e/ou cabelo ou possui alguma dúvida, procure a orientação de um bom profissional dermatologista.

CAPÍTULO 1 - CABELOS PERFEITOS!
O tratamento para recuperar o vigor dos fios pode ser feito em casa. Geralmente, quando esta opção é escolhida, aplica-se a máscara nos cabelos já lavados, ainda úmidos, deixando que ela aja entre 10 a 20 minutos. Em situações menos críticas, recomenda-se que elas sejam feitas a cada 10 ou 15 dias. Já as instantâneas, encontradas nas gôndolas de supermercados, farmácias e perfumarias, dispensam o calor e o tempo de ação é inferior, variando de 3 a 5 minutos de acordo com as especificações do fabricante. O uso de toalhas aquecidas e toucas térmicas enquanto o creme descansa pode ser requisitado para ativar os componentes e acelerar o processo de absorção dos nutrientes.

Indredientes indicados Ao fazer uma hidratação dos cabelos em casa, seja com produtos industrializados ou caseiros, você deve ficar atenta aos componentes da máscara para ter um bom resultado. A fórmula deve conter ingredientes indicados para seu tipo de cabelo. Veja o que especialistas recomendam para hidratação caseira:

Normais: ceramidas, algas, pantenol, proteínas e derivados de silicone e lanolina.
Ressecados: óleos e extratos, colágeno, ceramidas, silicone, pantenol, elastina e vitamina E.
Tingidos: aminoácidos, ceramidas, lanolina, queratina, aloe-vera e proteínas de soja e trigo.
Cacheados: ceramidas, calêndula, manteiga de karité e abacate, queratina, silicone e aminoácidos da seda
Oleosos: algas marinhas, aloe-vera, bétula, hamamélis e ácido salicilico

Receitas caseiras Deixe a preguiça de lado e recupere o brilho e a maciez dos fios em casa. Veja receitas simples, com ingredientes naturais, que podem ser feitas com praticidade no dia a dia:

Oleosos: Bata meio abacaxi com uma colher (de chá) de óleo de soja ou amendoim no liquidificador e depois aplique nas mechas de cabelos já umidecidas. O tempo de ação é de 20 minutos e a máscara deve ser feita uma vez por semana. 
Normais: Meio mamão papaya e um copo de água (200 ml) batidos no liquidificador revitalizam os cabelos normais. Basta passar o creme nos fios molhados. Deixe por 20 minutos sob o efeito de uma touca térmica ou toalha morna. O ideal é repetir o tratamento uma vez por semana.

Secos: Bata meio abacate e uma clara de ovo no liquidificador e aplique sobre os cabelos molhados. A máscara deve ficar cerca de 20 minutos agindo nos fios. Touca térmica ou toalha morna ajudam a potencializar o efeito. Repita a hidratação uma vez por semana.

Crespos: Bata uma manga grande e uma clara de ovo no liquidificador. Aplique nos cabelos molhados e deixe agir por 20 minutos. Para fazer efeito o ideal é repetir a hidratação duas vezes durante a semana.

Com química: Prepare um chá de erva-cidreira bem concentrado e jogue nos cabelos durante o banho, após passar o xampu. Repita o tratamento duas vezes por semana.

CAPÍTULO 2 - PELE GOSTOSA!


15 DICAS CONTRA AS MALDITAS ESPINHAS!

1 - Nunca esqueça de remover a maquiagem, por menos que você use.
Os produtos entopem os poros e podem gerar espinhas.

2 - O removedor de maquiagem acabou?
Passe no rosto um algodão com um pouco de hidratante.

Depois, lave com sabonete neutro para tirar o excesso de oleosidade do creme.

3 - Evite espremer uma espinha, a qualquer custo.
Saia da frente do espelho, respire fundo, mas tire a mão daí.

A espinha some, mas a cicatriz fica. Em vez de mexer, aplique um produto secativo, que acelera sua maturação.

4 - Tome cuidado com a limpeza de pele
Apesar de ajudar muito, a limpeza de pele não deve ser feita quando as espinhas estiverem no auge da inflamação, quando cutucá-las pode piorar ainda mais a situação.

5 - Se você já não agüenta mais e resolveu espremer, pelo menos faça direito:
Quando a espinha estiver amarela, fure-a com uma agulha descartável. Depois molhe um algodão com água morna e coloque em cima.

Então, enrole os dedos em uma gaze e pressione de baixo para cima, com os dedos afastados da região machucada. Por fim, use um cotonete com álcool para desinfetar.


Importante: use uma agulha para cada espinha e, depois, jogue fora.

6 - Ter cuidado com espinhas internas
Aquelas espinhas que ficam debaixo da pele, sem estourar e doendo horrores, não devem ser manipuladas de jeito nenhum, podem virar uma inflamação brava.

7 - Tire o cabelo da cara.
Quando você usa franja ou vive com o cabelo caindo no rosto, a oleosidade do couro cabeludo se transfere para a pele, que fica mais sujeita às espinhas.

8 - Vitaminas regulam a oleosidade da pele, sabia?
As melhores são as do complexo B, presentes nos cereais e nas carnes magras. Mas não vale tomar suplementos: doses altas demais causam o efeito inverso, ou seja, o aparecimento de espinhas.

9 - Capriche no consumo de verduras de cor verde-escura
Brócolis e espinafre são ideais!
Elas são ricas em vitamina A, que reduz a produção de sebo.

10 - Uma espinha horrorosa apareceu bem no dia que você ia sair com aquele cara gato?
Para disfarçá-la, faça uma compressa envolvendo o gelo num pano limpo. Isso alivia a vermelhidão. Depois, é só dar uma disfarçada com um corretivo.

11 - Compressas de camomila também são ótimas para acne.
Elas têm efeito antiinflamatório e melhoram o aspecto das espinhas.

12 - Antes de dormir, passe um pouco de própolis com um algodão sobre os pontos de acne.
Tem que ser à noite, pois sob o sol ele pode manchar a pele.

13 - Pele oleosa tem baixa resistência.
Tudo pode infectá-la, e daí já viu: espinhas. Antes de tocar o rosto, certifique-se de que suas mãos estejam bem limpas.

14 - Fuja do sol.
A primeira impressão é que a pele fica sequinha. Mas o sol estimula a produção de sebo e bastam duas semanas para uma pele gordurosa e cheia de espinhas aparecer.

15 - Evite fast-food
O alto teor de sal e iodo tem ação irritante na pele, podendo desencadear ou piorar a acne

ESFOLIAÇÃO DAS MÃOS - 
O dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo, dá uma dica facílima e barata: pegue uma colher de sopa de pó de café e misture com uma pequena quantidade do sabonete líquido de sua preferência e água. Se for alérgica, escolha a versão neutra. Esfregue as mãos como se estivesse lavando normalmente, por uns cinco a dez minutos. Enxágue. Pronto, suas mãos ganharão um aspecto liso e macio. Em tempo: a receita serve também para retirar o cheiro de cebola ou alho.

ADEUS OLHEIRAS - Lucienne Souza, esteticista e cosmetóloga do Spa da Pele, de Maringá, garante: tratamento com chocolate pode ajudar a amenizar as olheiras. Simples: compre chocolate marrom, que é rico em vitamina K e auxilia a descongestionar essa área retirando a cor arroxeada. Derreta uma pequena porção e aplique, ainda morninho. Deixe esfriar, aguarde dez minutos e lave com água abundante. Além do tratamento antiolheiras, Lucienne diz que o procedimento dá sensação de tranquilidade, já que o corpo liberada endorfina estimulado pelo delicioso cheiro do cacau. Ah, se estiver com fome, coma o restante do tablete, mas sem culpa. Assim sua pele fica ainda melhor.

AXILA SEM MANCHAS - 
Você tem vergonha de usar biquíni ou camiseta? Dar tchauzinho nem pensar? Pois é, a gente entende. Afinal, nada mais antiestético que axilas escuras, não é mesmo? Para solucionar o problema de vez, passe um pouco de água oxigenada no local e deixe agir por três a cinco minutos. Depois lave com muita água e durma com a pele bem limpinha. De manhã, faça uma leve esfoliação com fubá e sabonete, enxágue bem e aplique seu desodorante habitual. Repita o procedimento durante 20 a 30 dias seguidos. Só tome cuidado para não esfoliar demais a pele, pois o efeito pode acabar sendo o contrário: em vez de clarear, a axila escurece.

CAPÍTULO 3 - UNHAS LINDAS!

Tempo de retirada do Esmalte: Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Quando o esmalte começa a descascar é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área.

Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Antes de passar o esmalte, use uma base fortalecedora.

Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Estes produtos, quando usados em excesso, ressecam as unhas que se tornam frágeis e quebradiças.
É recomendado a utilização do removedor de esmaltes, pois geralmente é mais suave e resseca menos as unhas.

Limpeza: Limpar a parte de baixo das unhas com uma escovinha de cerdas macias.

Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as.
Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula.A cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias, por isso, é um erro retirá-la totalmente. O correto é amolecê-la, empurrá-la com a espátula e somente remover o excesso.


Como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado, para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade.
O formato ovalado é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas, com a parte mais fina da lixa, para retirar as impurezas e as células mortas.

Cuidado com instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula, alicates, limas) limpos e se possível desinfetados. Se você vai a manicure, verifique se ela desinfeta o material após cada cliente.
Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto, ou seja, você até poderá utilizá-lo, porém haverá alterações na textura, além de descascar mais rápido.
Para o esmalte durar mais tempo: A dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha, logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidinho.
Já para evitar as bolhas, faça as unhas em um local arejado, em uma temperatura confortável. Evite sol ou vento demais, pois são as variações de temperatura que levam a produção por água abaixo.

Para o esmalte secar mais rápido: Evite o excesso de esmalte, limpando bem o pincel na borda do vidro antes de aplicá-lo nas unhas. Mergulhar as mãos em um pote com água bem gelada, ou usar um óleo secante logo depois de pintar.

Efeitos e colorações: Para tornar a sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais da unha. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.
Muitas pessoas tem dúvidas se a coloração utilizadas nas mãos tem que ser as mesmas das dos pés: Isto depende do estilo de cada um! Se você não é das mais ousadas, opte por colorir a mão e deixar o pé bem discreto, ou vice-versa.

Para fortalecer as unhas: As unhas fracas e quebradiças são causadas, geralmente, por falta de vitaminas A, C, E e minerais como zinco, ferro e cálcio, desta forma procure equilibrar a sua dieta alimentar.
Além disso, deve-se aplicar diariamente um creme hidratante, massageando as suas unhas com movimentos circulares. Sempre que possível deixe as suas mãos e unhas submersas por 30 minutos em azeite morno. Prefira os esmaltes que contém formol.


Adeus AMARELO! 

Meninas, para quem usa muito esmalte escuro como eu, já deve ter passado por isso: unhas amareladas. E é uma coisinha feia, não?! Então que decidi pesquisar dicas caseiras e encontrei algumas, mas duas são super fáceis. Vamos a elas?

Limão: Corte ao meio e esfregue unha por unha, deixando todas as unhas molhadas pelo suco do limão. Passados alguns minutinhos (de 5 a 10), lave com água corrente para retirar qualquer resquício, já que em contato com o sol pode manchar a pele.
 

Água Oxigenada Volume 10: Coloque 1 ou 2 colheres de água oxigenada 10 volumes diluídas em um potinho com água morna. Deixa de molho por mais ou menos 5 minutos e lave bem com água corrente.
 

Bicarbonato de sódio: Pegue um potinho, misture uma colher de bicarbonato de sódio e 100ml de água. Com as tuas unhas limpas e sem esmalte, deixe-as mergulhadas também por uns 10 minutinhos.



É isso aí lindas! Esse post foi feito com imagens de homens gatos para lembrá-las que a beleza e a auto estima devem ser mantidas para a pessoa mais importante da sua vida:  vc mesma! O resto é consequência! Mas ver coisas gostosas sempre é bom né? Chocolate por exemplo! hihihihi 


Bons sonhos moças! ^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário