sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Forrest Gump - Movie


AVISO: Esse post se trata de um filme. Se vc não o viu mas pretende assistir um dia, saia do blog imediatamente, caso contrário, sejam bem vindos!

 “A vida é como uma caixa de bombons; você nunca sabe o que vai encontrar dentro”. Frase chave do filme “Forrest Gump – O contador de Histórias”. Eu costumo dizer que esse é o filme da minha vida. Eu o via quando pequena mas só entendi sua profundidade e beleza após adulta. Perdi as contas de quantas vezes vi esse filme, dublado, legendado e com comentários do diretor e da produção (altamente recomendado, vale a pena). Ele estreou em 1994, e eu acredito que ninguém esperava que fosse causar tanto impacto. Segundo minhas pesquisas, ele ganhou 6 Oscars da Academy Awards: Melhor ator (Tom Hanks), Melhor Diretor (Robert Zemeckis, que já era conhecido por sua direção em De Volta para o Futuro), Melhor Roteiro Adaptado (baseado no livro de Winston Groom), Melhor Efeitos Especiais (até então a tecnologia usada era de ponta. Fantástico!), Melhor Montagem, e, claro, como não poderia deixar de ser, Melhor Filme também. Se todos esses prêmios não bastassem, ainda concorreu a outras 7 categorias: Melhor ator coadjuvante (Gary Sinise), Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhores Efeitos Sonoros, e Melhor Trilha Sonora. Que em minha opinião, a Trilha Sonora é uma das melhores já feitas para qualquer filme hollywoodiano, e deveria ter ganhado o prêmio. Ainda hoje tenho em meu celular uma pasta especial com todas as músicas que tocam no decorrer do filme, inclusive a belíssima música de Alan Silvestre, tema principal (Aproveitando para mandar um beijo a meu querido Ângelo sem o qual não as teria. ^^). O incrível é que a musicalidade desse filme é tão bem elaborada que quando ouço as trilhas sei exatamente em qual parte do filme ela toca e imediatamente vem a cena em mente, é extraordinário! O filme fala da vida de uma criatura peculiar, única, e cômica, que leva o mesmo nome do título: Forrest Gump. Não simplesmente a vida dele, mas o filme retrata a vida dele sob o olhar dele, ao passar pelas mais diversas situações da vida pessoal e da história norte-americana, ao longo das décadas, de 50, 60, 70 e começo de 80. Tudo contado pelo próprio personagem, sentado em um banco de uma praça, para qualquer um que esteja sentado ao seu lado, enquanto espera um ônibus para ir visitar a sua amada amiga Jenny.
O personagem tem um QI 75, abaixo do considerado “normal”, e é diagnosticado como “retardado”. 
Isso é mostrado logo no início quando sua mão vai tentar uma vaga para o pequeno Forrest no colégio público. Ele tem uma visão muito ingênua, pura como de uma criança, sobre as coisas e as pessoas. Com isso, ele vai interagindo com o mundo, participando dos maiores eventos históricos, “como que por acaso”.  Desde entrar na faculdade por entrar por acaso num campo de futebol americano e ser descoberto e participar da seleção americana de futebol americano, se formar na faculdade por jogar muito futebol, ser herói da Guerra do Vietnã, até ser jogador de ping-pong oficial de seu país; inspirar a música “Imagine” de John Lennon; inspirar a famosa frase “Shit happens” (“Merdas acontecem”), inspirar a criação do “Smile”; entregar sem querer as pessoas responsáveis pelo Watergate; ou ensinar “um moço” a dançar, “um tal” de Elvis Presley.  
Conheceu diversos presidentes (excelente montagem e efeitos especiais! Parece que de fato ele foi filmado com essas personalidades) por seus atos de bravura que, claro, na opinião dele foi tudo “como que por acaso”, “sem nenhum motivo especial” e assim por diante.  
Todas essas “coincidências” tiram boas gargalhadas do público.
Apesar de ser famoso por ser jogador de ping-pong, herói de guerra, corredor (uma de suas marcas. Onde ele queria ir, ele ia correndo), milionário por ter se tornado dono de uma grande empresa de pesca de camarões, o que nunca saía de sua cabeça e coração era Jenny. 
Estava sempre pensando nela, quando não pensava em sua mãe (ela quem sempre falava a frase-título desta crítica para ele, e também quem falava para ele que “idiota é quem faz idiotice”, que ele era igual a qualquer outra pessoa, e não poderia deixar que ninguém o tratasse mal ou se sentisse inferior aos outros), Bubba (seu melhor-amigo, que se conheceram na Guerra do Vietnã), ou no Tenente Dan (da Guerra do Vietnã também, que após salvar sua vida durante um ataque aéreo, depois de muita luta com o rancos de ter a duas pernas amputadas, acaba virando um grande amigo e sócio na empresa de camarões Bubba Gump).
Forrest e Jenny se conheceram quando crianças no ônibus da escola (“É engraçado como lembramos de algumas coisas e de outras não. Eu não me lembro de ter nascido, nem me lembro do que ganhei no primeiro natal, ou do meu primeiro pique-nique, mas lembro exatamente o dia que conheci a coisa mais linda da minha vida. Ela parecia um anjo”), e se tornaram inseparáveis, como “pão e manteiga”. Todavia Jenny tinha planos muito diferentes de Forrest para sua vida, e acabaram tomando rumos distintos. Jenny foi quem incentivou para que Forrest corresse de uma briga quando criança na emblemática cena (“Corre Forrest! Corre!) onde os aparelhos de suas pernas se quebram e ele descobre que podia correr “igual ao vento”.  Ela, quando mais velha e segundo o próprio diretor, simboliza a juventide perdida que não consegue se realizar em seus sonhos. Mas, vira e mexe mesmo passado anos, voltavam a se encontrar. Até mesmo em Washington, capital de seu país, após ele falar em um microfone desligado (censuradamente) sobre a guerra, para milhões de manifestantes hippies contra a guerra em prol da paz e amor. Que, diga-se de passagem, foi um dos momentos mais emocionantes do filme, e foi o momento mais feliz da vida de Forrest também, segundo ele próprio diz.
 A maior parte do filme ele sofre com o amor platônico por sua amiga de infância, que no final acaba tendo um filho com ela e se casando (Aleluia!). O ator que faz uma ponta no filme, como o filho dele, Forrest Gump Jr., é Haley Joel Osment, que mais tarde ficaria famoso, e concorrendo ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, com o filme “O Sexto Sentido”. O filme antes de qualquer coisa mostra sempre a visão dos personagens sobre o que está acontecendo naquele momento, especialmente com Forrest. 
 Dessa forma faz com que o público se emocione com cada cena, e o faz pensar sobre o que e quem é importante na vida e o que seria de fato o futuro ou o destino, idéia implícita durante todo o filme e em seus personagens:
 “Vc será sempre vc, mas um outro tipo de vc. Eu quero ser uma estrela, estar sozinha no palco com meu violão, e estar com as pessoas em nível pessoal” (Jenny seu quarto na faculdade)
“Nada é por acaso, tudo faz parte de um plano! Eu tinha um destino! E vc me sacaneou!” (Tenente Dan na enfermaria durante a guerra do Vietnam)
“Eu não posso ajudá-lo. Vc tem que descobrir isso sozinho. Nós fazemos o nosso destino”. (Senhora Gump antes de falecer)
“Eu não sei se nós temos um destino, ou se apenas somos levados com a correnteza”.  (Forrest diante do túmulo de Jenny)
 Sem dúvida alguma “Forrest Gump – O Contador de Histórias” é um clássico. Um filme que se deve ter na videoteca de casa, e rever várias vezes. Lindo até mesmo no início ou no fim com a pena sendo levada pelo vento, que segundo o diretor, é o simbolismo do próprio destino (novamente o destino), que tanto pode ser trazido com o vento quanto apanhado com as próprias mãos. 
Um filme dramático, emocionante, reflexivo e engraçado, que não pode deixar de ser visto ao menos uma vez na vida. Ele é capaz de influenciar gerações.
Para quem tiver curiosidade, pesquisei e eis todas as trilhas do filme. ^^
Forrest Gump – The Soundtrack

Cd 1
1.“Hound Dog” - Elvis Presley
2.“Rebel Rouser” - Duane Eddy   
3.“(I Don’t Know Why) But I Do” - Clarence Frogman Henry   
4.“Walk Right In” - The Rooftop Singers   
5.“Land of 1000 Dances” - Wilson Pickett
6.“Blowin’ in the Wind”- Joan Baez
7.“Fortunate Son” - Creedence Clearwater Revival
8.“I Can’t Help Myself (Sugar Pie Honey Bunch)” - The Four Tops
9.“Respect” - Aretha Franklin

10.“Rainy Day Women #12 & 35” - Bob Dylan
11.“Sloop John B” - Beach Boys
12.“California Dreamin” - The Mamas & the Papas
13.“For What It’s Worth” - Buffalo Springfield
14.“What the World Needs Now Is Love” -    Jackie DeShannon   
15.“Break on Through (To the Other Side)” - The Doors
16.“Mrs. Robinson” - Simon & Garfunkel



 Cd 2
1."Volunteers" - Jefferson Airplane
2."Let's Get Together" - The Youngbloods   
3."San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)" - Scott McKenzie
4."Turn! Turn! Turn! (To Everything There Is a Season)" - The Byrds
5."Aquarius/Let the Sunshine In" - Fifth Dimension   
6."Everybody's Talkin" - Harry Nilsson
7."Joy to the World" - Three Dog Night
8."Stoned Love" - The Supremes
9."Raindrops Keep Fallin' on My Head" - B.J. Thomas   
10."Mr. President" - Randy Newman
11."Sweet Home Alabama" - Lynyrd Skynyrd
12."It Keeps You Runnin" - The Doobie Brothers
13."I've Got to Use My Imagination" - Gladys Knight & the Pips
14."On the Road Again" - Willie Nelson
15."Against the Wind" - Bob Seger & the Silver Bullet Band   
16."Forrest Gump Suite" - Alan Silvestri

Músicas que tocaram no filme mas que não estão na trilha:
  • "Where Have All the Flowers Gone?" – Pete Seeger
  • "Love Her Madly" – The Doors
  • "Soul Kitchen" – The Doors
  • "Hello I Love You" – The Doors
  • "People Are Strange" – The Doors
  • "Free Bird" – Lynyrd Skynyrd
  • "All Along the Watchtower" – Jimi Hendrix
  • "Running on Empty" – Jackson Browne
  • "Hey Joe" – Jimi Hendrix
  • "Get Down Tonight" – KC & the Sunshine Band
  • "Let's Work Together" – Canned Heat
  • "Tie a Yellow Ribbon Round the Ole Oak Tree" – Tony Orlando & Dawn
  • "Go Your Own Way" – Fleetwood Mac
  • "Hanky Panky" – Tommy James & the Shondells
A música "Imagine" de John Lennon é citada no filme mas não foi incluída na trilha sonora.

Forrest Gump – Original Motion Picture Score é a trilha sonora instrumental do filme Forrest Gump. Todas as músicas foram compostas por Alan Silvestri. *___________*

1."I'm Forrest…Forrest Gump"     
2."You're No Different"     
3."You Can't Sit Here"     
4."Run Forrest Run"     
5."Pray With Me"     
6."The Crimson Gump"     
7."They're Sending Me to Vietnam"     
8."I Ran and Ran"     
9."I Had a Destiny"     
10."Washington Reunion"     
11."Jesus on the Mainline"     
12."That's My Boat"     
13."I Never Thanked You"     
14."Jenny Returns"     
15."The Crusade"     
16."Forrest Meets Forrest"     
17."The Wedding Guest"     
18."Where Heaven Ends"     
19."Jenny's Grave"     
20."I'll Be Right Here"     
21."Suite from Forrest Gump"      





Para quem não viu e chegou até aqui, vale a pena. Realmente é uma obra prima! Beijos! :***

Um comentário: