terça-feira, 2 de outubro de 2012

Manual da Beleza (Parte 4) - Boca: Cuidados e Upgrades!

Com as mudanças clímaticas que tem ocorrido e minha recente mudança para a casa da minha mãe, acabei perdendo um dos meus itens de sobrevivência mais importantes: Manteiga de cacau. De tanto sofrer com o ressecamento e as rachaduras causada pelo frio e pelo ar condicionado no trabalho, me lancei a comprar uma nova. Durante tal caçada refleti sobre minha fissura por batons e gloss, e pensar com dó em minha maleta gigantesca e repleta deles que logo logo perdem a validade de tantos e tantos que possuo (além de tantos outros que doei).
Por conta dessa minha necessidade e esse meu sentimento de que essas coisinhas coloridas que nos enlouquecem e nunca são demais (pelo menos a mim), hoje resolvi montar esse mini manual de cuidados com os lábios, essa parte do corpo que está sempre tão em evidência. rsrs.

"A boca é uma das partes mais sensuais do corpo da mulher. Mas, mesmo assim, os lábios muitas vezes acabam negligenciados dos cuidados diários. 'É uma pele que chamamos de semi mucosa, pois é uma transição entre a mucosa interna da boca e a pele do rosto', explica Vanessa Metz, membro da Academia Americana de Dermatologia. 'Ela é realmente mais fina e sensível e sofre mais com as agressões externas', explica a dermatologista.As tais agressões são muitas: excesso de sol, de frio, vento gelado, o uso de cigarro e até mesmo os pequenos traumas do dia a dia. 'O atrito com a comida ou o garfo, por exemplo, já são considerados pequenos traumas e que influenciam na condição da pele da região', afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas, de São Paulo.
Antes de adaptar o seu jeito de comer para manter os lábios sadios, saiba que cuidados simples já salvam qualquer boca de um destino trágico. Como a pele do corpo, a epiderme dos lábios também passa por um processo de renovação celular sazonal. Isso quer dizer que, vez por outra, você vai, sim, encontrar um algumas peles se soltando.
 'Isso acontece principalmente por falta de hidratação preventiva', diz Metz.Nesse caso, nada de puxar com os dentes ou cutucar com os dedos. 'Os lábios são muito vascularizados e qualquer ferida pode sangrar bastante', afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas. 'Além disso, puxar a pele só vai criar uma porta de entrada para infecções'. Essa agressão pode, inclusive, aumentar a incidência das crises de doenças de pele crônicas, como a herpes labial. Veja então o que pode ser feito para manter os lábios sempre lindos:

* Esfoliação: O processo retira as células mortas e estimula a renovação celular. Apesar de útil - afinal, quem quer passar aquele batom mate arrasador quando a boca está descamando - e rápido, ele deve ser usado com ressalva. 'É preciso tomar muito cuidado para não machucar mais os lábios e piorar o quadro', avalia a especialista. Friccionar demais e puxar as pelinhas com os dentes ou os dedos é pior, pois pode causar feridinhas e machucar ainda mais a boca. O ideal é que os grãos sejam bem pequenos. Uma boa mistura a ser feita é a de açúcar comum e mel. 'O açúcar tende a fazer o organismo reter água, enquanto o mel é emoliente, sendo uma combinação boa para lábios ressecados', afirma Freitas. Mas nada de exageros: faça movimentos circulares com pouca pressão e faça uma vez por semana, no máximo.

* Hidratação: Toda noite, aplique nos lábios uma camada de manteiga de cacau ou outro produto emoliente específico para a região. 'Hidratados, os lábios não apenas ficarão mais bonitos como também a pele estará mais fortalecida', explica Freitas. Isso também deve ser feito logo após a esfoliação, para proteger a pele sensibilizada. A hidratação também pode ser feita com creme para a região dos olhos, onde a pele também é sensível e requer cuidados especiais. 'A vantagem é que eles geralmente possuem ingredientes antioxidantes e antiidade, evitando rugas ao redor dos lábios', diz a dermatologista Vanessa Mertz. Procure sempre cremes com vitaminas C, E, D, além de Aloe Vera e D-Pantenol, ativos que nutrem e hidratam a pele profundamente.

* Lábios ressecados: O ressecamento excessivo pode ser resultado de um clima extremo (muito sol ou muito frio) ou o uso de medicamentos (como os usados para combater a acne). Nesses casos, a boca pode realmente ficar muito machucada, com aspecto de rachaduras. 'Aí é preciso usar produtos mais potentes, como cremes para assaduras. Deve-se dormir com o produto na boca toda noite para intensificar a regeneração', afirma Metz.

Maquiagem
Hoje em dia, existem milhares de produtos diferentes quando o assunto é maquiagem para os lábios. Mas as mulheres às vezes se perdem com a infinidade de tipos e fica aquela dúvida: qual o produto adequado para cada tipo de efeito que eu quero? Conheça os principais tipos de produtos disponíveis e aprenda a utilizá-los para dar o efeito desejado e ficar com os lábios hidratados e divinos!

Batons e seus tipos
Em bastão: O mais conhecido por nós, e o mais usado, também.
O batom em bastão é para aquelas que esperam maior duração da cor, uma hidratação dos lábios, sem o efeito molhado dos batons líquidos. Sem contar na praticidade do mesmo, indispensável na vida de muitas pessoas.

Quando usar?

- Quando você quiser dar maior destaque para seus lábios.
- Quando quiser uma maquiagem onde seus lábios fiquem com uma tonalidade cremosa e mais “seca”.
- Quando não quiser lambuzar os lábios com a textura fluída do gloss (não se aplica ao batom líquido, somente com o de bastão)
- Quando quiser uma maquiagem com maior durabilidade
- Quando quiser hidratar e proteger os lábios.


· Líquidos: O batom líquido, mais conhecido por causa dogloss, lembra ligeiramente um batom 'derretido'. De pouca duração, o seu ponto 'forte' é o efeito molhado que proporciona aos lábios. Normalmente, sua aplicação é feita por pincéis de variados tipos.

Quando usar?
- Quando fizer uma maquiagem em que o destaque estão nos olhos, e quiser dar apenas uma leve tonalidade nos lábios e um pouco de cor.
- Quando não tiver muita experiência com batons, ou não tiver um espelho por perto: eles são mais práticos e fáceis de aplicar.
- Quando quiser dar mais brilho e suavidade aos lábios.

Os batons em bastão se dividem em:
* Ultra cremosos (Cremesheen): Este batom é totalmente feito à base de creme, o que deixa claro sua textura cremosa. A sua cor é bastante, senão igual, à do bastão, o que torna uma escolha mais consciente. Possui uma cor bastante pigmentada e com um brilho leve.
* Cremosos (Amplified cream) – Têm mais hidratante na fórmula, esse batom deixa sua textura clara no nome. Super cremoso e bastante pigmentado, com sua cor bastante parecida com a do bastão, não deixando a desejar. Possui um brilho leve e hidrata bastante os lábios.
* Cintilantes (Frost) – O batom Frost possui uma cor com acabamento feito por um brilho cintilante/metálico. Podendo o brilho ser médio ou total.
* Brilhantes (Lustre) – São semi-translúcidos. Sendo assim, a cor do bastão, certamente, não será igual à cor que ficará em seus lábios. Seu ponto forte, é a super hidratação que ele dá aos lábios, sendo cremoso e com acabamento'molhado'..
* Foscos (Matte) – Provavelmente você já leu/ouviu esse nome atualmente. A moda matte, que domina desde batons à esmaltes é bastante simples de se caracterizar e diferenciar. Batons mattes são opacos, sem nenhum tipo de brilho. Ao ser aplicado aos lábios, não percebe-se diferença entre a cor do bastão e a cor nos lábios. São bastante discretos, porém, deixam à mostra todo e qualquer traço dos lábios..
* Acetinados (Satin) – Os batons Satin, lembram muito os Matte, por seu acabamento quase sem brilho. Quase. Os satin possuem um pouco, quase nada, de brilho, super delicado e são cremosos. São semi-opacos, enquanto os Matte são opacos. Mas assim como eles, a cor aplicada nos lábios corresponde à do bastão.
* Envernizados (Glaze) – O batom que é denominado de Glaze, lembra muito o Lustre, já que a sua cor não consegue ser fiel à do bastão. Por ser um batom translúcido, enquanto o Lustre é somente semi-translúcido, ele lembra bastante um brilho labial, servindo apenas para dar alguma cor sutil aos lábios, e não colori-los de forma completa.

Agora a vez dos batons líquidos:
Entre eles, encontramos 3 tipos principais que a maioria das pessoas conhece. São estes o Gloss, o Brilho e o Balm.
Os três têm algo em comum: eles dão mais brilho do que tonalizam os lábios. Dão o famoso “efeito de brilho”. Por isso, vários maquiadores utilizam primeiro o batom em bastão e depois, só pra conferir o brilho, passam esse tipo de produto no centro dos lábios, para dar um efeito de lábios mais volumosos.


· Gloss: O famoso Gloss, que "todo mundo" usa hoje em dia, possui uma textura mais grossa e pegajosa. Encontrado em diversas cores, a 'embalagem' mais famosa é a da imagem. Lembrando que o gloss não é indicado para uma cobertura de cor, já que ele é utilizado para dar mais brilho do que cor.


· Brilho Labial: Muito antes do Gloss se popularizar, o brilho já era usado. Conhecido pelo seu formato prático, na maioria das vezes em roll-on, o brilho tem uma consistência mais líquida e como o nome já diz, serve para dar brilho. Mesmo os que contém alguma cor no tubo, não passam essa cor para os lábios.

· Balm: Lembra daqueles 'batons' que vinham em potinhos, mas que quando a gente passava nos lábios nunca ficava a cor? Esses são os Balms. O balm tem uma textura mais cremosa e é indicado para ser usado como protetor labial e hidratante labial também.
Como já dito, não possui uma cor fiel, e é encontrado, hoje em dia, em potes retangulares, para ser aplicado com os dedos, o que o torna bastante prático. 


Um estranho no ninho: Lip Tint (tinta para os lábios)

Esse é quase uma figura mitológica. Pouca gente conhece esse produto, pois ele ainda não é muito difundido no Brasil, mas está conquistando cada vez mais adeptos e aparecendo nas principais linhas de produtos do país. Ele colore os lábios sem dar o efeito melado dos glosses e nem carregar nas cores como os batons em bastão ou líquidos, é bem natural. É o melhor dos dois mundos!

Quando usar?
- Quando quiser colorir os lábios com um aspecto bem natural, sem brilho excessivo
- Quando não quiser o efeito molhado do gloss ou brilho labial
- Quando quiser um produto que não manche nem saia facilmente

Cores
Há tantas opções de tonalidades no mercado, não é mesmo?
Porém, uma opção é escolher cores que combinem com o seu tom de pele ou cabelo. Na verdade, a cor de batom ideal é aquela que lhe faz sentir-se bem, no entanto, umas dicas não vão fazer mal. Então, vamos lá?

* Morenas: Para colorir escolha tons alegres de rosa, como coral e pêssego. Batom vermelho, acobreado e rosa queimado também caem muito bem. Para noite, opte pelos vermelhos intensos como vinho e bordô.

* Loiras: Escolha entre os tons de rosa, variando com pêssego, coral e rosa antigo. Para evidenciar os lábios aposte no vermelho em tons vibrantes como sangue e cereja.

 * Negras e Mulata: Os tons de marrom rosados ou alaranjados caem muito bem, como o framboesa. Tons fortes como vermelho, lilás, amarronzado e roxo realçam a cor da pele. Aposte também nos vermelhos abertos e levemente alaranjados, bem como os tons fechados bordô e vinho.

* Ruivas: Tons de laranja, nude e dourado destacam a cor dos cabelos.



Tipos de boca

* Boca carnuda:
Contorne os lábios com lápis de boca dentro da linha natural, para evitar que ganhem muito volume. Cores escuras são ideais para quem deseja disfarçar esse tipo de boca. Já os batons cintilantes e os brilhos dão efeito de textura, o que realça ainda mais a grossura dos lábios.



* Boca caída:
Para dar naturalidade ao make e corrigir os lábios, aplique corretivo cor de pele apenas nos cantos externos da boca. Contorne-os com um lápis, arredondando os cantos e finalize preenchendo com batom. Nesse caso, não é indicado o uso de brilho.




* Lábios retraídos:
Para disfarçar linhas de expressão e rugas nessa região, contorne os lábios com lápis de boca, para maior fixação do batom, evitando dessa forma que escorra pelas linhas. Dê preferência a batons sem brilho e de cores neutras ou tons pastel, que não contrastam tanto com a cor da sua pele. Para hidratar, aplique primer para os lábios antes do batom, que também ajuda no disfarce das linhas.


* Boca fina e comprida:
Aplique corretivo cor de pele nos cantos externos e, com um lápis de boca, contorne os lábios acima da linha natural, terminando o traço um pouco antes de chegar aos cantos externos. Em seguida, aplique o batom na mesma cor do lápis. Prefira tonalidades claras e cintilantes, pois dão maior projeção aos lábios.



* Boca fina em cima e grossa embaixo e vice-versa:
Delineie a parte mais fina com lápis de boca acima da linha natural dos lábios e, na parte mais grossa, desenhe dentro da linha natural. Preencha com batom e, se preferir, use gloss no centro do lábio mais fino para dar volume.





* Boca pronunciada (cupido):
Geralmente, esses lábios são mais evidentes na sua parte superior. Dessa forma, aplique o lápis de boca dentro do contorno natural da parte superior e não deixe o batom marcar demais o “V” na parte central dos lábios, para evitar que fique em destaque. Cautela na aplicação de brilhos e gloss: use apenas na parte inferior para harmonizar o formato."




Nossa quanta informação! Depois disso tudo, uma pouco sobre a história dos batons para acalmar a mente!




BEIJOS!!!



2 comentários:

  1. Noob falando de maquiagem em forma de copia e cola do google é pura tosqueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que escrevo nos guias TEM SIM base em informaçoes que vejo na rede, não tenho porque esconder, deixo isso bem claro nas postagens, pois tenho total ciencia do que seja plagio. Pode parecer tosco para alguns sim, mas onde tenho que começar a me preocupar com o que diz alguem que toma uma atitude tao ou mais tosca quanto, que é ir ao blog alheio falar quando simplesmente pode ignorar e não ler.
      Mas obrigada pela crítica, vejo que se as "tosqueiras" que posto lhe incomodam tanto a ponto de vc se dar ao trabalho de comentar, e agradam as pessoas que realmente significam e importam, é sinal de que estou fazendo um excelente trabalho.
      Obrigada! :D

      Excluir