quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Guia de Sobrevivência: Que enjôo chato!!! T.T

ATENÇÃO: Esse post foi escrito por alguém sem conhecimento técnico (EU), com base em experiências pessoais e dados coletados da rede em sites de base científica, sendo portanto, o seu conteúdo totalmente questionável.
A automedicação traz riscos à sua saúde, procure um profissional de sua confiança.

Nah! Parece que tenho borboletas no estômago e martelinhos em meu crânio! @_@
Segunda com minha ida ao IPUB, a psiquiatra acabou aumentando a dose da minha medicação, passando de 50mg de sertralina para 100 mg.
Ontem foi o primeiro dia com a dosagem nova, eu sentia que meu estômago queria fugir do meu abdômen, hoje ainda sinto enjôo e pontadinhas na cabeça porém com menos intensidade, o que me conforta pois assim como no início do tratamento, o corpo necessita de um tempo para se habituar com a medicação ou a nova dosagem, e conforme isso vai ocorrendo os efeitos colaterais vão diminuindo até desaparecerem por completo, mas cada organismo é uma sentença.
É por conta desse meu estado “embrulhativo” que hoje quero falar sobre essa coisinha que chateia a vida de de quem o tem: O enjôo. Principalmente nós mulheres em idade fértil, volta e meia somos vítimas da piada pronta e sem graça sobre a assimilação dos enjôos com uma suspeita de gravidez. Mas quem nunca trombou com esse vilão que é o terror de gestantes, alcoólatras e viajantes de plantão?
As causas podem ser diversas, geralmente associadas a algum distúrbio no sistema digestivo (no caso das gestantes e alcoólatras seria o fígado, e dos viajantes, uma alteração no suco gástrico), como somente um profissional poderá avaliar melhor a causa e o tipo de tratamento. Portanto se vc tem motivos para desconfiar de uma gravidez, pare de ler este blog faça um exame de sangue e procure um médico, o mesmo se vc está em uso de medicamentos como eu, pois irei abordar somente os enjôos corriqueiros decorrentes de bebedeiras ou aventuras gastronômicas. Eu, quando mais novinha, tinha sérios problemas no fígado, o que me impossibilitava de comer muitas coisas.
Hoje eu posso comer a maioria das coisas, sendo que ainda acontece do meu fígado ser sensível e se irritar com coisas que fico muito tempo sem comer. Um santo remédio que descobri para essa finalidade (somente enjôos decorrentes da alimentação) foi o Epocler (também tem outras marcas como Epocler, Eparema, Engov, Plasil e Hepatodorum). O efeito é quase instantâneo! Pesquisando na web, achei alguns artigos falando sobre a atuação do itrato de colina associado ao orbitol e a L Metionina (princípio ativo) no organismo, mas a maioria tem uma linguagem tão técnica, então resolvi simplificar as coisas. Basicamente, quando exageramos na manguaça ou naquela feijoada (Hummm... Deu fome agora *¬*), o nosso fígado arca com 60 a 70% do trabalho para desintoxicar o corpo do excesso de substâncias gordurosas, tóxica e alcoólicas. Digamos que o coitado depois da bagunça que vc fez, pega tudo isso e deixa mais solúvel em água para tornar mais fácil a eliminação pela urina e fezes, e assim “limpar” o organismo. Dependendo do quanto vc se divertiu, ele pode ficar sobrecarregado, originando os enjôos, inclusive o vômito é uma das formas do corpo se livrar desse excesso, seria como o estômago dizendo ao fígado “Calma véi! Segura as pontas que vou me livrar do que ainda está comigo!”.
Então este medicamento entra como uma ajuda ao pobre fígado para diluir essa zorra toda!

Eis algumas receitas "mais naturais" para aliviar o desconforto:

* Geladinho Aliviante
- 300ml de água
- 1 limão ou 1 tangerina
- 5 pedacinhos pequenos de gengibre (somente a parte branca)
- 6 folhinhas de hortelã fresca
- 1 ½ colher (sopa) de frutose (esta opção é ótima para quem quer manter o peso) ou açúcar
Modo de preparo: Leve todos os ingredientes para o liquidificador, bata por 2 minutos e despeje nas forminhas de gelo. Leve a geladeira por 3 horas e consuma o sorvete. Se preferir pode colocar um cubo dentro de qualquer suco de sua preferência.

 * Suco de Kiwi
- 3 kiwis descascados
- 1 copo médio de água-de-coco
- 1 xícara de gelo picado
Modo de preparo: Coloque o kiwi picado no liquidificador junte a água-de-coco e o gelo picado, bata bem e tome em seguida.

* Chá de poejo
- 4  colheres de Sopa de Poejo (a planta fresca e florida)
- 1 litro de água
Modo de Preparo : Ferva o Poejo na água por cinco minutos e pronto. Tomar uma xícara da infusão de duas em duas horas .

* Chá de erva doce com hortelã
- Duas colheres de sopa de folhas frescas de hortelã
- Uma colher de sopa de sementes de erva doce
- Meio litro de água
Modo de Preparo: Leve para ferver a água com as folhas de hortelã e as sementes de erva doce. Deixe por cerca de cinco minutos e desligue o fogo. Coe o chá depois de morno e não adoce.

 * Água de Coco é uma boa pois possui vitaminas do complexo B e C, além dos minerais, potássios, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e ferro. É usada em casos de desidratação, enjôos e anemia.

 * Limonada: contém vitamina C, duas vezes mais do que a laranja. Além das vitaminas do complexo B, é rico em minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, cobre, manganês e zinco.
- 1 Limão
- cubos de gelo
- um copo de água-de-coco
Modo de preparo: Corte o limão retirando o miolo branco, coloque pra bater no liquidificador com casca, acrescente a água-de-coco e o gelo. Deve ser tomado em seguida para evitar que amargue.
 * Laranjada: possui vitamina A e C, minerais como cálcio, potássio, ferro e iodo.
- 03 laranjas geladas
- um copo de água-de-coco
Modo de preparo: Esprema as laranjas e misture com a água-de-coco.

* Suco desintoxicador
- ½ pepino
- 1 beterraba
- ½ maçã, sem sementes
- 4 cenouras, sem folhas
Passe tudo pela centrífuga e está pronto para beber.

É isso queridos, mas apesar de tudo que foi dito, 
o melhor remédio para evitar os enjôos 
é não pegando muito pesado na alimentação e nem na bebida!
Espero que as dicas sejam de muita valia! 
Inclusive para mim, que mal espero a hora desses efeitos colaterais da sertralina passarem! @_@
Beijos!!! :*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário