quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Não! Você não está doente! Chega de mimimi!


Olá! O post de hoje é uma mistura de desabafo com conscientização e informação.
Hoje durante minha cotidiana ociosidade rumo ao trabalho, minha mente, para variar, foi bombardeada com reflexões.
Ultimamente a moda nas redes sociais tem sido qualquer coisa “da depressão” (acredito que tudo começou com o Cão da Depressão), e hoje eu vi uma Page que achei q foi a gota que estornou o balde: “Depressiva da Depressão”.
Além disso, tenho visto muitas pages sobre bipolaridade e TOC. Beleza, algumas piadinha infames sobre o assunto até são engraçadinhas embora eu já não ache tanta graça desde que descobri o que tenho. Porem o que não da para engolir, são pessoas se auto-intitulando depressivos, bipolares ou portadores de TOC a esmo.
Não meu anjo! Vc não tem depressão, vc não é bipolar e vc não tem TOC.
É só cancelar a assinatura? Sim! Mas informar também não custa nada!
Todo mundo já se sentiu triste um dia. Em algum momento da vida aconteceu alguma coisa para que vc se entristecesse, e com toda essa tristeza vc foi trabalhar, ou a escola, ou fazer qualquer outra coisa pra se distrair ate o determinado momento que a tristeza passa e vc segue sua vida, ate ai tudo bem?
Porém uma pessoa com depressão não tem força para efetuar as tarefas diárias! A depressão prejudica os estudos, pode faze-lo perder o emprego, a casa e a própria higiene pessoal ficam prejudicados dependendo do grau, simplesmente essa pessoa se sente incapacitado emocionalmente de fazer até mesmo as coisas que antes davam prazer a ela.
É um estado que dura por meses e até anos, com melhoras, mas com recaídas também.
O TOC, eu posso dizer por convivência com meus amigos do grupo Obtendo Controle. Vc gosta das coisas limpinhas, arrumadinhas, cada objeto no lugar adequado, gosta de fazer alguma coisa para que o resultado seja da melhor forma possível? Legal! A maioria também gosta! Mas vc sabe o que é perder horas do seu dia com isso e assim como a depressão, ter a sua vida prejudicada por conta dessas “obsessoes”?
Quebrar a fechadura de tantas vezes que vc verificou se ela estava trancada, lâmpadas queimadas, sangramento bucal para ter certeza que seus dentes estão limpos de verdade, conta de água alta de tanto que vc lava as mãos, toma banho e limpa a casa, briga com familiares por mudar os objetos de lugar, atrasos por conta de “rituais” de rotina que vc tem que seguir a risca todos os dias, ansiedade sufocante, medos de fazer coisas absurdas (envenenar o cachorro, machucar a filha, jogar o celular pela janela do ônibus, etc), enfim... esses são só alguns exemplos do caos que os verdadeiros portadores passam.
Caos que também faz parte do cotidiano dos portadores do Transtorno Bipolar. Alterações LEVES de humor todos temos, mas a partir de que ponto isso começa a prejudicar a sua vida e sua atividades? Eu mesma cheguei a suspeitar que tinha por conta da intensidade das minhas oscilações, porem tal suspeita foi descartada pois elas eram (estão mais controladas com a medicação) além de intensas, súbitas. Ao contrário dos bipolares, cujas mudanças são intensas e duram um período de tempo considerável, semanas “querendo se matar” e semanas quase morrendo por atitudes geradas pela euforia.
Por isso tudo queridos, a menos que vc tenha sido diagnosticado por um psiquiatra, ou mesmo que ele tenha essa suspeita, se certas atitudes não interferem drasticamente na sua vida, ocupando seu tempo e prejudicando suas relações pessoais, vc não está DOENTE! Exatamente, são DOENÇAS e precisam de tratamento psicológico e psiquiátrico para que o DOENTE possa ter uma vida mais próxima da NORMALIDADE.
Chega de banalizar DOENÇAS tão sérias pois só reforça a incompreensão, a negligência e a indiferença às pessoas que estão REALMENTE SOFRENDO! ¬¬
Vcs concordam?

 BEIJOS!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário