sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Guia de Sobrevivência: Bolos para iniciantes!

Boa tarde queridos, que feriadão chatinho hein! Aposto que já estavam com saudades de posts 100% minha autoria né? Eu também! Portanto hoje vamos aniquilar essa saudade com esse simples tutorial elaborado com meus conhecimentos.
Filha de uma confeiteira com um cozinheiro da Marinha, desde pequena fui criada na cozinha, brincando com colheres e a cara suja de farinha, e aprendendo as magias culinárias da família.
Uma coisa que tenho percebido, é que muita gente não sabe fazer bolo. Os mais exímios utilizam das “massas prontas”, somente misturar os ingredientes e TCHARAM! Bolo prontinho! 
A elaboração de um bolo “normal” não é muito diferente, as massas prontas já vem com o sabor e o fermento (e outras coisas a mais), elas têm o seu valor mas não a magia de um bolo 100% feito por vc, assim como esse post! XD
Antes de começamos, vou explicar rapidinho a função de seus principais ingredientes:
Farinha de trigo: Ela serve para dar sustentação ao bolo, funciona como o cimento no concreto.
Manteiga ou margarina: Atuam na consistência da massa deixando-a macia, e seu sal serve para “quebrar” um pouco o açúcar impedindo que o bolo fique doce demais.
*  Leite: Além de também atuar na consistência, ajuda a misturar e incorporar os outros ingredientes.
* Ovos: Eles fazem o equilíbrio ente a rigidez da farinha de trigo e a maleabilidade da manteiga e do leite. Eu misturo tudo junto, mas dizem que a massa fica mais areada misturando as claras em neve posteriormente.
Fermento: Faz a massa crescer e ficar esponjosa (Ah eu não vou explicar o processo químico de fermentação não! Depois! >:/)
Agora vamos ao passo-a-passo (para iniciantes). Primeiramente vc vai precisar de:
- 3 colheres cheias de manteiga ou margarina.
- 4 ovos.
- 2 xícaras de açúcar (220g).
- 1 xícara de leite (240 ml).
- 2 xícaras de farinha de trigo (240 g).
- 1 colherinha de sobremesa de fermento químico em pó.
- Uma batedeira, ou vc pode optar por uma tigela ou bacia grande, mais uma colher de pau, de plástico ou aquelas de silicone, desde que seja grande para vc poder misturar tudo.
- Uma forma média de alumínio com o formato de sua preferência (nunca experimentei aquelas de silicone, mas se vc tiver, tenta a sorte)
- Uma bancada ou mesa espaçosa.
- Produtos de limpeza (dependendo da sua experiência com a cozinha. Haha!).  

Eu vou explicar exatamente como faço. Como eu disse anteriormente, eu não separo a gema e bato as claras em neve, como também não gosto de usar batedeira.
Primeiramente quebre os ovos (a arte de quebrar ovo com apenas uma mão é para poucos. rsrs) na tigela, adicione a manteiga e misturo até virar uma substancia de consistência duvidosa. Adicione a farinha e misture bem, vai ficar meio complicado uma hora, e é aí que vc mistura o leite. Mexe, mexe, mexe, mexe...
Adicione o fermento, mas agora ao invés de bater somente misture-o à massa para que o bolo fique fofinho. Deixe a tigela descansando (depois de tanto bater né? rsrs) e parta pra cima do tabuleiro. Pegue um pouco da manteiga e passe na parte interna dele todinha (eu sempre peço pra alguém fazer pois eu tenho nojinho :P), depois ponha um pouco de farinha de trigo e sacuda a forma horizontalmente para que a farinha se espalhe por toda a extensão coberta pela manteiga, não deixe nenhum pedacinho sem pois é isso que vai impedir que o bolo queime e grude na forma. 
Depois é só derramar a massa na forma, e novamente a mexer porem de leve agora para que a massa não se concentre somente em um ponto. 
Pré aqueça o forno a 180° por 5 minutos, e depois insira a forma no forno e aguarde 20 minutos. Terminados, utiliza da milenar técnica do palitinho. Espete o palito bem no meio. Se estiver grudento aguarde mais 15 minutos para verificar novamente, se ainda estiver aguarde mais 10, porém cuidado para não queimar. Estando pronto, desligue o forno e retire o bolo para esfriar.

Essa é a base para qualquer tipo de bolo que vc deseje fazer, eis as variações:
·        Bolo de chocolate: Adicione uma xícara de chocolate em pó ou achocolatado à massa.
·        Bolo de cenoura: Bata 2 ou 3 cenouras sem casca no liquidificador com a porção de leite, coe e misture uma colher de sopa de óleo e adicione a massa.
·        Bolo de laranja: Substitua o leite pela mesma quantidade de caldo de laranja coado.
·        Bolo de limão: A mesma coisa do bolo de laranja, sendo metade caldo de laranja, metade de limão mais um pacotinho de gelatina de limão.
·        Bolo de fubá: Substitua uma parte da farinha de trigo pela mesma quantidade de fubá fino.
·        Bolo flocos: Adicione à massa um pacotinho de granulado de chocolate (daqueles de brigadeiro) ou colorido para um efeito diferente.
·        Bolo de coco: Substitua uma parte do leite pela mesma quantidade de leite de coco mais um pacotinho de coco ralado.

Bem crianças, são somente esses que lembrei, apesar de ser bem gratificante fazer algo gostoso em ocasiões especiais, para o dia a dia a praticidade das massas prontas é louvável!
Depois desse post, estou aqui salivando e morrendo de vontades de fazer gordice! Hahaha
Espero que tenham gostado!

 Um excelente feriadão a todos, 
aproveitem bem!

BEIJOS!!! :***



Nenhum comentário:

Postar um comentário