sábado, 22 de dezembro de 2012

Windows 8 - Evolução ou fiasco?


Ola queridos!  Saudades? Eu estava sumida por motivo de força maior. L
Depois da minha demissao (lembrem-me de falar sobre isso depois) andei afastada nao so por isso mas por outras coisas tambem.
Para que eu voltasse a minha rotina no blog, comprar um note era algo de suma importancia, missao essa que meu querido amigo Valentim (Te adoro garou! *.*) me ajudou de todas as formas possíveis e imaginaveis.
Passada a etada de escolher o note mais eficiente, porem que coubesse dentro das minhas posses, veio a etapa mais complicada: deixa-lo aem de eficiente, siples e usar, pois minha unica necessidade mesmo seria o acesso a internet.
Para começar, eu necessitava de um note com o windows 7, pois alem de ser compativel com o modem que comprei, estou mais habituada e talz. Mas nao, por ironia do destino a maioria, posso dizer que 100% dos pcs eram vendidos com o “modernissimo” windows 8.
Valentim sugeriu “compre um samsung, uma marca de tradiçao, formatamos e instalamos o windows 7”. Quem dera se fosse tao facial assim. Na verpera analizei, mexi, revirei como pude para me familiarizar com o dito cujo, e ate que o tal windows 8eh simpatico e bonitinho, embora eu tenha ainda muita dificuldade com o touch do note.
O pobre lobo branco se revirou num verdadeiro kama sutra virtual para tentar exorcisar o windows 8, e sem sucesso.
Foram horas e horas ate que busca na web qualquer informaçao adicional que pudesse ajudar, tamanho foi nosso susto com as informaçoes que encontramos.
Eh bem eu, enquanto o mudo paga pau pro windows 8, eu faço questao da comodidade e segurança que o 7 me dao. Na rede, vimos depoimenos de pessoas frustradas com o referido sistema. Programs incompativeis, jogos que nao rodam, maquinas que travam a todo instante, era uma gama de reclamaçoes similares as do fiasco windows vista.
 Segundo meu amigo, o windows 8 ele foi elaborado focando a adaptação a tecnologia dos tablets, que estao cada vez mais invadindo o mercado. Por se tratar de um sistema novo, a maioria dos tecnicos ainda nao descobriram suas manhas, sem falar que grande era probabilidade da samsung (mal pude ver seus movimentos) ter posto um bloqueio impedindo que o encosto windows 8 seja retirado. Sabiamente, e por medo e acabar danificando algo, nosso herói decidiu deixa-lo quietinho, e eu me conformar e tentar me adaptar. Passado o choque inicial, aos poucos estou descobrindo os atalhos e sutilidades desse programa que muita gente já considera como a nova decepção da microsoft. Por enquanto Felícia e eu ainda não temos do que reclamar... ainda. ¬¬
Quem é Felícia? Nome que dei ao meu note inspirada em uma observação desse meu amigo quanto a minha intensidade emocional. Kkkkkkkkkk
Pesquisei  em varias fontes na web os pros e contras do windows 8, para que vcs possam tirar sua proprias conclusoes quanto aos sistema operacional que prometeu ser uma inovaçao no mercado (mais do mesmo, porem num formato diferente), acho que Steven Sinofsky nao pensou bem assim neah rsrsrsrs. Vamos la:

“O Windows 8, novo sistema operacional da Microsoft, vendido nas lojas, em caixa, por R$ 270 no Brasil serve apenas para que os usuários realizem o upgrade de versão. Conforme esclareceu a Microsoft nesta segunda-feira (29) em resposta a dúvidas de leitores do G1, o sistema funciona somente em computadores que já tenham as versões anteriores do Windows (7, Vista ou XP Service Pack 3) instaladas.
 Caso o usuário tenha um computador com outro sistema operacional, com uma versão anterior ao Windows XP SP3 ou com uma cópia ilegal do Windows, o Windows 8 Pro vendido atualmente não poderá ser instalado. A regra vale tanto para Windows 8 Pro vendido em caixa, no varejo, quanto para a versão digital disponível via download.”
Fonte: g1.globo.com

Windows 8 – O que é útil e legal, e o que é inútil ou precisa ser melhorado

Prós:
ü  Rapidez no carregamento: mesmo que demore um pouco, até que seus programas iniciais carreguem após a plataforma metro aparecer, a rapidez do W8 é impressionante na questão de boot. Mesmo em um PC modesto como o meu, o tempo de inicialização não chega aos 20s;
ü  Pesquisa direta: A plataforma metro e a maioria dos aplicativos que trabalham com muitas informações permitem uma pesquisa rápida que nem ao mesmo necessita de clique, basta apenas apertar as teclas e começar a pesquisar. Nem mesmo é necessário abrir o app para pesquisar no mesmo, basta apenas seleciona-lo na lista abaixo do campo de pesquisa e pronto;
ü  Aplicativos uteis e intuitivos: não são todos, mas vários app dão um gás imenso no seu W8. Destaco aqui o Calendário, Wikipédia, Google Search, Bradesco e os app para vídeo e música (Xbox Music);
ü  Internet Explorer 10: o IE10 (na sua versão 64bit) é simplesmente o navegador mais poderoso, simples e incrível que já vi. 
É de rasgar elogios a sua velocidade e a possibilidade de tornar páginas da web fixadas na plataforma metro. Sem dúvida é o navegador nº 1 do W8;
ü  Windows 7 por baixo: claro que ser compatível com o SO anterior é importante, ainda mais com os milhares de jogos disponíveis. Nesse ponto devemos também aplaudir o W8 que se esforça pra não deixar os usuários na mão. Por hora, tive problemas somente com o Daemon Tools (que já era esperado) e com o gravador de CD/DVD do Media Player 11, que necessita ser substituído pela recente versão (que está sendo vendida separadamente).

Contras:
û  Aplicativos atrasados e que se desconectam: os apps Pessoas, Mensagens e Loja são definitivamente os mais frustrantes do W8. Estes tem a irritante capacidade de se desconectarem da internet por si só (causando mensagens de erros), demoram na função de pesquisa, travam e tardam conversas. Acredito que esses problemas serão solucionados em breve, mas até lá não dá pra confiar muito neles;
û  Poucas opções nos apps: entendemos que há uma necessidade de encurtar as funções na mescla de tablete/PC/notebook proposta pela Microsoft, mas existe um limite pra tudo. No app Email não é possível adicionar ou configurar assinaturas, no Just Money (que é um app comprado) não é possível adicionar fontes de renda alternativa até no app do WordPress (que estou usando agora)  não há opção de justificar o texto, adicionar tags ou escolher categorias, coisas básicas e que certamente seriam fáceis de adicionar;
û  Programas comuns abrem na área de trabalho: a plataforma metro é a coisa mais legal do W8, então porque diabos não posso abrir meus programas nela? Se você clicar no Steam, por exemplo, será levado a Área de Trabalho e então o programa vai iniciar, mesmo sendo rápido, dá uma sensação de inutilidade para a plataforma;
û  Inutilidade de alguns aplicativos: Noticias, Esportes, Mapas, Mercado Livre e  diversos outros apps que deveriam ser legais, são toscos, com poucas funções e configurações mínimas. Onde está a opção de adicionar o Google Mapas? Cadê a função de pesquisa no Mercado Livre? Onde seleciono as categorias de noticias que desejo receber? Mas pra finalizar o pior de todos é o app de jogos que é tão útil quanto a Market Place. Certamente a Microsoft vai atualiza-la tornando igual ou semelhante ao menu do Xbox 360, pelo menos assim esperamos.
Resumindo temos um SO estável mais com bugs e opções limitadas, pelo preço (R$ 69,00) vale a pena, mas a Microsoft vai ter que suar a camisa pra deixar tudo realmente confortável como ela mesma prometeu.
Fonte: sonhosdeumfuturo.com

Apesar do parto que foi tentar formatar o pc e conseguir acesso a internet novamente, estou novamente de volta a ativa, e muito feliz com minha nova aquisiçao, além de viciar no app Paint Fresh que realmente era algo que eu necessitava para rever meus conceitos de pintura de forma realista, sem gastos nem desperdícios. Em contrapartida, ainda estou sem estudar russo pois meu manual de russo em PDF nao abre no app Leitor, que serve exatamente para otimizar a leitura desses arquivos.
 E também sem jogar, pois os pluggins dos navegadores existentes não são eficientes para rodar no sistema. Paciência neah...
Espero que vcs tenham gostado do primeiro post depois de uma longa pausa.
E me digam vcs: windows 8, vale a pena ou nao?

Um excelente fds a todos!
BEIJINHOS! :****

3 comentários:

  1. bom post, muitas pessoas pensam o msm...=]

    ResponderExcluir
  2. Windows 8 pelo que percebi prometeu muita coisa mas andou para tras me lembra do vista.o windows 7 mil vezes melhor de se usar esse win8 ae puro marketing.

    ResponderExcluir
  3. Não vale a pena!

    O novo windows é simplesmente uma bobagem! A Microsoft vacilou em adiantar o lançamento desse sistema, deveria ter mais cuidado com os clientes pois muitos mal acabaram de migrar para o Windows 7. Também, as exigências de hardware como a obrigatoriedade do processador e da BIOS possuírem o Execute Disable Bit (ou recurso semelhante a este) impede que o sistema seja instalado e funcione corretamente em alguns pcs antigos que possuem configurações até relativamente boas, mas que não possuem essa opção.

    Enfim, após o fiasco do windows Vista, veio o 7 que é bom mas que, sinceramente, não creio até hoje ser melhor do que o XP.

    Aproveito o espaço para fazer breve comentário do porque falei acima que o XP é melhor que o 7.

    O XP é um sistema altamente configurável nos mínimos detalhes, leve porque não é carregado de ícones de alta qualidade nem de recursos gráficos que pesam a máquina em função de uma "beleza" que não representa ganho algum de produtividade ou eficiência; um XP bem configurado roda tudo quanto é programa com maior rapidez e sem forçar tanto a máquina; o XP permite o uso de softwares antigos e novos na mesma plataforma; o XP bem utilizado oferece muita segurança aos usuários.

    Quando disse acima forçar a máquina, vou dar um exemplo: tenho XP e 7 em dual boot, ou seja, posso rodar os dois sistemas no meu PC. Enquanto fazendo uma renderização de arquivo de vídeo, no windows XP a temperatura do processador fica em 45 ou 50º C, no windows 7 a mesma tarefa força o processador a atingir a temperatura de 60 a 65º. Por que? Porque juntamente à tarefa, ele utiliza recursos pra manter suas belas telas e barras de evolução, além dos excessos de serviços desnecessários que ficam utilizando recursos da máquina. Muitos podem não saber mas quanto maior a temperatura de trabalho de componentes eletrônicos, menor sua vida útil.

    Fechando, se eu fosse o Bill Gates, reanalizaria o windows XP. Utilizaria alguns recursos de segurança como a tela que solicita permissão ao usuário quando alterações no registro ou nos arquivos do sistema são solicitadas (aliás isso já existe no Linux há muito tempo). Faria um XP mesclado com o 7, utilizando a qualidade e rapidez do XP e algumas boas idéias do 7.

    Aí sim, Windows 9! Esse seria top!

    E quanto a telas diferentes como no Windows 8 - simples, quer fazer algo que sirva pra tablets, notebooks, celulares e desktops ao mesmo tempo? OK! Mas disponibilize uma opção de utilizar o sistema da forma nova ou da forma antiga! Se o usuário gosta do formato antigo, que é simples, objetivo, claro, todo mundo sabe o que fazer pra chegar onde quer, deixe que o usuário escolha!

    ResponderExcluir