terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Guia de Sobrevivência a comilança de fim de ano!

 Boa noite amores! Depois de uma noite longa baixando um joguinho inutilmente (Fishdom), e curta por estar em ótima companhia on line (beijo japa), acordei um pouco de mau humor...
Hoje, véspera de natal, quero dar uma frisada num assunto onde toda festa sempre acontece a mesma coisa, nego mete o pau e depois fica sofrendo do estomago, intestino, fígado e afins.
Além das dicas que ja dei no Manual do Bêbado (pois bebida eh algo que a galera tmb exagera nessa epoca), hoje elaborei mais um manual de sobrevivencia, mas essa vez a comilança das festas de fim de ano.
Primeiramente vou falar de um assunto delicado pra muita gente: o peso.
O verao esta aih, e a maioria quer manter a forma, aih vem o natal e o ano novo para estragar o controle de qualquer um. E o que nao faltam sao comidas gostosas, e principalmente, gordurosas. Achei na rede algumas informaçoes sobre o assunto para NOS ajudar. Rsrs
Vamos lá?

As Festas de Final de Ano estão chegando e com elas as delícias que são postas à mesa, e nos copos, durante essa época. Para você evitar exageros, eis algumas dicas de como não extrapolar nas comemorações de fim de ano.

- Evite ficar mais que três horas sem se alimentar.
Faça pequenos lanches durante o dia na véspera, pois assim fica mais fácil evitar comer muito durante a ceia.
- Não se prive de comer seus pratos favoritos de final de ano. Para não engordar, tente comer pequenas porções acompanhadas de vegetais e frutas.
- Beba bastante água. Quem está mal hidratado sente mais fome, pois o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e por isso emite mensagem para que você coma.
- Mantenha distancia de alimentos que não necessitem de talheres para comer. Desta forma você elimina escolhas gordurosas e altamente calóricas como salgadinhos, biscoitos, bolos, pães de queijo e pizzas.
- Ao servir seu prato, comece pegando os alimentos mais saudáveis. Desta maneira vai sobrar menos espaço no prato para as comidas gordurosas. É importante também mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior.
- Mas se mesmo assim você acabou abusando e comendo muito, não cometa outro erro de ficar sem comer nada no dia seguinte. Uma dica é passar o dia bebendo bastante água e ingerindo frutas, saladas e queijos magros.
- Ainda que você vá dormir tarde, tente manter um café da manhã saudável no final de semana; isso faz manter o metabolismo acelerado e dá sensação de bem-estar durante o dia. Um bom café da manhã é meio passo para o sucesso de qualquer dieta.
- Não passe noites sem dormir ou dormindo pouco. Quando isso acontece, o hormônio leptina, que regula o apetite informa o cérebro que você precisa de mais energia e assim você acaba comendo mais, armazenando gordura.
(Fonte: vilamulher.terra.com.br)

Essas dicas durante a ceia tambem são bem válidas, uma vez que numa noite vc pode engordar até 2kg:
A fartura do Natal e do ano-novo não precisa se concentrar na comilança: pode se restringir ao número de pessoas reunidas, às trocas de presentes e aos momentos de celebração.
Para ter um cardápio mais light, saudável e variado, as dicas são as carnes, saladas, acompanhamentos e frutas.
Em primeiro lugar, lembre-se de que este não é o último Natal ou réveillon da sua vida. E esta época não deve ser o começo de uma jornada engordativa. Portanto, a palavra de ordem é equilíbrio. Coma e beba com moderação.
Além disso, a “comemoração” alimentar deve ficar restrita ao dia da festa, em que você pode comer um pouco mais sem culpa. O ideal é fazer uma ceia suficiente para aquela ocasião, e não para render nos almoços e jantares da semana inteira.
As frutas podem servir de sobremesa ou acompanhar as carnes. Quanto às castanhas e frutas secas, não abuse. Elas fazem bem, mas sem exageros.
Essas opções são sempre mais baratas e saborosas. Boas dicas: uva, cereja, mexerica, pêssego, abacaxi, kiwi, carambola, melão, melancia, morango e manga.

Dicas:

1 - Planeje o cardápio
Se você é o anfitrião, sirva até duas opções de carnes, acompanhamentos e sobremesas. Se o evento for em família, definam o cardápio em conjunto, para que cada um fique responsável por um prato
2 - Perca um quilo antes e outro depois do período de ceia
Tenha equilíbrio, já que este não é o último Natal nem ano-novo da sua vida
3 - Comece com a salada.
Você fica mais saciado e consegue saborear, com mais cautela, o prato principal e os acompanhamentos
4 - Faça um prato colorido
Quanto maior a variedade de nutrientes, mais saudável será a sua refeição
5 - Calcule a porção de carne usando a palma da mão
Esse tamanho equivale a 100 g, a quantidade diária recomendada. Na ceia, que é uma ocasião especial, você pode ingerir o dobro sem se culpar
6 - Coma sua carne preferida primeiro
Assim, você evita consumir mais carnes só por gula, pois estará satisfeito
7 - Retire a pele das carnes
Essas são as partes mais gordurosas. Desprezando-as, você poupa calorias e ajuda o seu coração contra o colesterol e risco de infarto
8 - Prefira o arroz integral
Esse tipo contém mais fibras e minerais que o branco. Dessa forma, você se sentirá mais saciado com uma porção menor
9 - Beba um copo de água para cada um de bebida alcoólica
Assim, você reduz o consumo de calorias e mantém a hidratação. Cada grama de álcool contém 7 kcal, contra 4 kcal de 1 g de carboidrato
10 - Escolha frutas da estação
(Fonte: g1.globo.com)

Eu sei o que vc deve estar pensando, “ai Gy, mas é fim de ano! Uma vez só não mata! Depois eu perco tudo! mimimimi”
Pois bem... de certa forma eu concordo. Então se vc já se conformou em rende-se aos quitudes do natal / reveillon, lembre-se que tudo tem suas consequencias. E alem das gramas, e até kilos dependendo do quanto vc se divertiu, tambem há o risco do seu organismo ter dificuldades de digerir tudo isso, sobrecarregando fígado e intestinos. Foi pensando nisso que busquei algumas receitinhas para desintoxicar o corpo depois da farra alimentar.

Uma mesa com chester, peru, pernil e várias opções de sobremesas nada light. Para acompanhar, vinho, espumante, cerveja, refrigerante. Geralmente, esse é o cenário irresistível das festas de fim de ano. E é quase impossível não querer experimentar pelos menos algumas dessas delícias. 
O problema é que, em via de regra, sempre existem aquelas pessoas mais gulosas que acabam exagerando na comida e na bebida alcoólica. Algumas pessoas cometem a tolice de ir ao banheiro e provocar vômito, outras tomam laxantes e diuréticos!!
Nada disso!! Quando você provoca o vômito frequentemente, você fará uma inflamação na garganta, inflamação dos tecidos que revestem o esôfago pelos efeitos do vômito e muitos outros efeitos maléficos a sua saúde.
Quando você toma laxantes frequentemente poderá provocar disturbios gástricos e uma total dependência desses medicamentos. Usando laxantes para perder peso, você pode perder alguns quilos de resíduos e da água, mas quantidades significativas de gordura não serão perdidas.
Os diuréticos tambem te darão a sensação de desinchaço, porque você estará perdendo a água do seu corpo, mas não a gordura. E então o que você deve fazer para sentir-se melhor?
Como diria a música, “desesperar, jamais”! Faça uma pequena dieta desintoxicante com os seguintes hábitos:
De manhã tome um café com fruta e sucos. Coma uma sopa rica em vegetais, no almoço e no jantar. No meio da tarde coma uma fruta e tome 8 litros de água durante o dia todo!! Faça uma caminhada por, pelo menos, 40 minutos.
Para fazer uma verdadeira “faxina” no organismo, no dia seguinte a essa “bagunça gastronômica”, a nutricionista da academia Gymclub e da Onodera Estética, Laila Cavatti, separou três receitas que eliminam as toxinas adquiridas com toda a comilança. “As sugestões que darei são termogênicas, ou seja, possuem bastante água e ajudam o organismo a eliminar as toxinas. Os sucos, por exemplo, agem como diurético e aumentam a excreção da urina”, explica a especialista. 
O termo “detox”, usado para nomear algumas receitas dessa natureza, se refere à desintoxicante. “E o ideal é ingeri-las por uma semana para limpar o organismo dos exageros na alimentação dessa época do ano”, aconselha Laila.

Suco Detox
Ingredientes:
½ maçã verde
1 fatia de melão
1 folha de couve
1 fatia de abacaxi
Folhas de hortelã a gosto
200 ml de água

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador, com água gelada.

Salada Desintoxicante Refrescante
Ingredientes:
½ xícara de massa de macarrão parafuso integral
5 folhas de alface americana
1 punhado de folhas de hortelã
Cebolinha verde picada

5 tomates cereja
3 fatias média de abacaxi picado
Pedaços de manga picada
5 ameixas seca
Pedacinhos de ricota, queijo minas ou cottage
1 colher de sopa de azeite
½ limão

Modo de preparo: Cozinhe o macarrão e depois de pronto adicione os demais ingredientes. Tempere com suco de meio limão e uma colher de sopa de azeite. Pode acrescentar também uma colher de sopa de iogurte natural desnatado, se preferir.

Sopa Detox
Ingredientes:
1 berinjela
1 nabo
2 maços de cebolinha verde picada

1 tomate
1 maço de aipo ou salsão

1 cebola picada
3 cenouras
1 xícara de couve picada
1 gengibre
1 maço de cheiro verde

Modo de preparo: Coloque tudo em uma panela de pressão e complete com aproximadamente 1,5 litro de água filtrada. Deixe pegar a pressão e cozinhe por 20 minutos. Ao cozinhar, retire a pressão da panela e transfira tudo para um liquidificador e bata até obter um ponto bem consistente. Faça um refogado com alho e cebola em um fiozinho de azeite, e acrescente-o à sopa batida no liquidificador. Acerte o sal. Coloque um talinho de gengibre picado. Para finalizar, decore com cheiro verde picadinho.

Suco pós-ceia
Ingredientes:
2 fatias de abacaxi em cubos
1 colher (sopa) de raspas de limão
Gengibre fresco ralado
400 ml de água

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador.

Folhas verdes são ricas em água, fibras e antioxidantes, excelentes para facilitar a digestão após uma refeição mais pesada e gordurosa. O abacaxi e a hortelã contêm diversos constituintes químicos que agem facilitando processos digestivos. O abacaxi contém vitaminas do complexo A e B e é considerado antiinflamatório, diurético e digestivo. 
A casca do limão e o gengibre possuem substâncias antioxidantes e desintoxicantes, além disso, o gengibre também é antiinflamatório. Vegetais são ricos em água e potássio que ajudam na eliminação de líquidos, além de serem fontes de fibras que facilitam a eliminação de gorduras das refeições. Repolho, brócolis, couve, orégano são alimentos que aumentam a capacidade do fígado em neutralizar as toxinas do organismo.
(Fonte: souagro.com.br)

Bom, acho que depois dessas dicas todas, podemos chegar em 2013 um pouquinho mais saudaveis. Como sempre digo, coma e seja feliz pois vc nao sabe o que te espera amanha, porem com moderaçao, pois o amanha depende de hoje. Espero que o post tenha ajudado, e principalmente que tenham gostado! :D

Tenham juízo queridos, e um Feliz Natal a todos!!!
BEIJOS!!! :****

Nenhum comentário:

Postar um comentário