quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cutting - O Projeto Borboleta (Butterfly Project)

Bom dia queridos! Anteriormente no post Cutting – Há dores que somente as lágrimas não conseguem somatizar, abordamos esse assunto tão sério e polêmico, porém ontem durante a atualização da minha page de ajuda do facebook
(Curta - Tô meio “sei lá”), tamanho foi meu susto com a descoberta que fiz: O Projeto Borboleta (Butterfly Project).
Eu li muito a respeito, e não consigo não me sentir como se vivesse numa bolha... U.U
Vc lembra de uma época que todo mundo andava com uma fitinha vermelha, geralmente nos carros, amarrada no retrovisor? Aquela era uma campanha em apoio aos bombeiros, quando aconteceu aquela onda de manifestos por melhores salários, e vários foram presos, isso a um ou dois anos atrás. Eu não pude deixar de lembrar quando eu li sobre o Projeto Borboleta.

O que é?


É uma campanha criada por vítimas do cutting para diminuir o impulso da necessidade de se mutilar, sendo que a iniciativa foi tão bacana que se extendeu também a pessoas com outros tipos de distúrbios, compulsões, vícios (alcool, cigarro ou drogas, por exemplo), e até pessoas que não sofre, mas por terem um amigo ou parente nessas condições, aderiram como forma de apoio.

Como funciona?

Só quem se auto mutila sabe o quanto é difícil vencer o impulso quando a crise vem, portadores de TOC sabem muito bem como é essa sensação de impotência. Esse projeto ajuda a pessoa a treinar e manter o auto controle durante uma recaida.Toda vez que vc sentir vontade de se cortar, se dopar, drogar, comer ou beber compulsivamente, fumar, ou seja, independente do disturbio, sempre que a vontade vir desenhe uma borboleta em algum lugar do seu corpo. Quem faz o cutting geralmente desenha perto ou em cima das cicatrizes. Aí vc me pergunta “Gy, mas e uma pessoa que não sofre, pra que vai fazer isso?”
Vc lembra quando eu falei da campanha em apoio aos bombeiros? Onde vc visse a fitinha vermelha, quem sabe da causa automaticamente lembrava do que se tratava. É isso que estou fazendo aqui, divulgando. Para que toda vez que as pessoas verem uma borboleta desenhada em alguem, sendo ou não uma tatuagem, saber que alí tem alguém que está lutando ou dizendo “não sofro, mas sim, eu me importo”.
Além de desenhar a borboleta, vc tem que dar um nome a ela, de preferencia o mesmo nome de alguem que vc ama muito, pois essa borboleta se tornará muito especial. Se vc tiver mais de uma pessoa vc pode fazer uma borboleta para cada, sendo que nao pode remover, ela tem que sair naturalmente, mas enquanto isso, vc tem que ser forte e conter a vontade e reprimir isso que te faz tão mal. 
Quando o pensamento vier, olhe e lembre do quanto vc pode ser tão corajoso(a) e forte como ela, que mesmo sendo frágil e pequena, não tem medo de voar e desbravar os céus. 
Como eu disse, essa borboleta eh muito especial, vc tem que cuidar dela com muito carinho, isso significa que se vc ceder ao impulso seja qual for, vc a mata, se vc tiver mais de uma todas morrem, e acho que vc não quer vê-las morrer, entao seja corajoso e forte até desaparecerem sozinhas, e quando isso acontecer, desenhe outra ou outras no lugar. Mesmo que você não tenha nenhum transtorno, se sinta livre para desenhar uma borboleta para mostrar seu apoio. Se você fizer isso, dê a ela o nome de uma pessoa que você conhece e que está sofrendo agora, e diga a ela. Isso pode ajuda-la. 
Se você, assim como eu, sofre, conhece alguém ou até mesmo não conhece, mas sabe que existem milhares lá fora, faça sua borboleta, isso vai mostrar apoio e se alguém perguntar responda: “Estou protegendo alguém muito especial”. 
Dia 31 agora, começa o Butterfly Year, um evento que está rolando no facebook direcionado aos que utilizam do cutting, a page do evento é auto explicativa: “31 de Dezembro véspera de Ano Novo, será o dia em que faremos borboletas para representar a vida nova que teremos na virada de ano, recomeçar tudo novamente!” Confiram o evento aqui: Butterfly Year!
Agora que vc (e eu também) conhece a causa, vamos combinar que a atitude é mega válida não?
Hoje as borboleta têm pra mim um significado totalmente novo, vou fazer a minha e prometo postar pra vcs! :D




Tenham um excelente dia! 

BEIJOS!!! :***


2 comentários:

  1. Confira a borboleta que fiz, já está disponível
    http://gyperoladalua.blogspot.com.br/2012/12/projeto-borboleta-enjoy.html

    ResponderExcluir
  2. Coincidência é pouco pra isso. Tudo na minha vida tem a ver com borboleta. Amo borboletas desde muito tempo. Tenho uma fixação por elas! Sou bipolar tipo II e borderline. Manifesto sintomas desde a infância mas só comecei a me tratar aos 19 anos. Tive 3 tentativas de suicídio mas sobrevivi. Pratiquei cutting pouquíssimas vezes, mas meu impulso maior sempre foi de autoespancamento. Hoje, com 10 anos de tratamento, estou em remissão dos sintomas das duas desordens. E o interessante é que o símbolo da prevenção ao suicídio também é uma borboleta, mas é amarela e a fitinha também é amarela. Olha só que bonito e alegre esles deixaram o símbolo http://casulodelola.wordpress.com/2012/12/01/feliz-aniversario-de-1-ano/

    ResponderExcluir