quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Manual do Deprimido (Parte 9) - A Depressão e as obrigações

Só quem tem depressão ou já passou por ela, sabe o quão difícil é executar tarefas do cotidiano. As vezes, até aquelas que antes nos proporcionavam prazer e eram nossos passatempos prediletos, acabam se transformando num fardo, ou na atividade  mais monótona, sem graça, ou desgastante do mundo. Se nossos hobbies perdem todo o encanto, o que dizer de nossas obrigações? Tarefas domésticas, trabalho, escola, faculdade, cuidar dos bichos de estimação, dos filhos, de si próprio, é uma verdadeira prova de fogo!
A depressão é como um pequeno monstrinho que suga toda a energia, cor e brilho de tudo que ele toca, TUDO, sem se importar se é importante para você ou não. Ele pode começar pequeno, como uma coisa boba, as vezes repentino, e aos poucos acabar dominando toda sua vida, cabe a você alimentá-lo ou ignorá-lo. Ele pode sumir da sua vida ou pode ficar ali na espreita numa "convivência pacífica" dependendo do tipo ou do grau.
Cada vida é uma vida, cada pessoa é única, e pessoas diferentes lidam de formas distintas a certos estímulos e emoções, que também variam de uma para outra.
A depressão simplesmente deixa a vida sem som, sem calor, em preto e branco, e pesada, bem pesada, isso não é novidade alguma, mas o que podemos fazer para tornar a convivência um pouco menos hostil com ele?
Não é nada fácil reunir todas suas energias para fazer as coisas mais simples (não é a toa que a depressão é considerada uma das doenças mais incapacitantes do nosso tempo), porém em minha última crise, troquei passar meus dias na cama, pelo que chamo de "uma coisa de cada vez".
Lembra aquele lema dos alcoólicos anônimos "um dia de cada vez"? É parecido, porém mais emergencial. Percebi que olhar ao redor eu dava lugar à ansiedade, e ver todas as coisas que tenho que fazer, o monstrinho logo abraça e sussurra no ouvido que "não tem porque fazer isso agora, não adianta mesmo...." Bastou pensar: "Uma coisa de cada vez!"
Dê um chega pra lá nele e mentalize, por exemplo: "Agora eu vou tomar banho, só tomar um banho e pronto", tome seu banho sem se preocupar com o que for fazer depois, se possível demore, use água quente, aproveite esse momento. "Agora vou arrumar minha cama, será rápido, um ambiente arrumado pode me fazer sentir melhor", "agora vou lavar a louça, e logo a pia estará limpa, sem louça para lavar e eu estarei livre". É assim que consigo manter minhas tarefas em dia mesmo diante de uma crise, ignorando tudo, absolutamente tudo, focando em apenas uma coisa, e forçando uma atitude positiva, mesmo que falsa. Sabe, minha psicóloga disse que não tem problema se for falsa, com a repetição acaba se tornando uma realidade, e tem funcionado. Se quiser, pode recorrer à música, um incenso do seu agrado, ou a tv ligada no seu programa predileto "fazendo barulho", nisso impedimos que aquele monstro se aproveite de nossas fraquezas para crescer, DEPRESSÃO ADORA INÉRCIA, e mesmo  que pareça difícil, dê o primeiro passo, não pare! Com o tempo se tornará algo tão natural que você pode até começar aulas de dança, ginástica, trabalhos manuais, ou qualquer outra atividade saudável e produtiva que os estudos e especialistas dizem fazer bem no combate à depressão,
liberando neurotransmissores benéficos, todas aquelas "inas" amigas no seu corpo preenchendo o vazio que poderia ser ocupado pela depressão.

(Pausa para falar de como o Pokemon Go tem me ajudado muito quando se fala em motivação para sair de casa, caminhar, largar o sedentarismo e socializar fazendo novos amigos nos encontros de treinadores.)

Antes de pensar nisso tudo, foque no seu primeiro passo apenas, por menor e banal que pareça, FOQUE, entaão só depois de concluído, vamos ao segundo, e se lembre: DEPRESSÃO ADORA INÉRCIA. Guarde isso com você e "uma coisa de cada vez".

Essa postagem pode não ter chegado a você a toa, espero ter ajudado!

Boa sorte, FOCO, e melhoras! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário