Não é novidade que todas nós gostamos de ter nossos cabelos macios, sedosos, balançando contra a brisa e brilhando a luz do luar. Algo que ouço muito por aí é “a hidratação que fazemos em casa nunca fica como a que fazemos no salão”.
Na maioria dos locais, existem profissionais que estudaram as diferentes necessidades dos diferentes tipos de cabelos, além das técnicas e procedimentos para tratá-los de forma correta. Há uma série de segredinhos que fui descobrindo ao longo do tempo, e fizeram toda diferença para a manutenção dos meus fios, e são eles que quero dividir com vocês!
Limpeza
Lave o seu cabelo antes de qualquer hidratação. Parece bem óbvio, mas qualquer vestígio de oleosidade vai impedir que o produto aja corretamente nos fios. Um bom shampoo antirresíduos é excelente para limpar profundamente os fios e retirar todas as impurezas, poluição, oleosidade, e acúmulo de outros produtos como cremes finalizantes, ou aquele shampoo/condicionador que seu cabelo “se acostumou”. Só muito cuidado pois ele pode ressecar os fios, quem tem cabelo seco é bom não abusar, uma vez no mês está de bom tamanho. Cabelos tingido, danificado, com algum tipo de alisamento ou química não é bacana usá-lo, porque o shampoo antirresíduos pode desbotar o fio, ressecar ou ainda diminuir os efeitos da progressiva/alisante etc. Não é uma regra não, mas pode acontecer! Nesse caso, use apenas o seu shampoo de costume e aplique-o duas vezes caso seu cabelo esteja um pouco mais sujo.
Uma segunda dica, é lavar os cabelos com água morna.
Isso vai abrir as cutículas e fazer com que o produto se agregue com mais eficiência nos fios. Durante o tempo de pausa, uma touca laminada, de plástico, ou até uma toalha morna pode ajudar a prolongar o efeito. Na hora de remover o produto, opte pela água fria, ela vai selar as cutículas, evitando os fios arrepiados e mantendo o brilho.
Não aplique o produto com os cabelos muito molhados, isso vai diluí-lo e com isso vai perder a eficiência. Seque ligeiramente os cabelos e aplique o creme mecha por mecha, de cima para baixo, partindo da região da nuca até próximo à testa.
Aplicação
Não aplique o produto com os cabelos muito molhados, isso vai diluí-lo e com isso vai perder a eficiência. Seque ligeiramente os cabelos e aplique o creme mecha por mecha, de cima para baixo, partindo da região da nuca até próximo à testa.
Para cabelos normais a secos, o produto deve ser aplicado a partir de dois até quatro dedos de distância da raiz. Para cabelos mistos e oleosos, do meio do cabelo às pontas. O importante é nunca aplicar a máscara na raiz, em nenhum dos casos! Massageie com cuidado a partir das pontas, assim o produto vai penetrar melhor entre as cutículas, e finalize massageando novamente, mas em sentido oposto.
Remoção
Muita gente pensa que deixar resíduos de produto faz com que o efeito dure mais tempo: ERRADO! Isso só serve para o seu cabelo ficar pesado, sem brilho, causar caspa, irritação ou até queda.
Armazenamento
Se você assim como eu, compra aqueles potes maravilhosos de 1kg da TRESemmé pois o creme é bem denso e você pode ainda bombar com ampolas de tratamento sem perder a consistência, aqui vai uma dica de ouro: Cuidado com o armazenamento.
Mantenha o produto sempre bem fechado, e na hora da aplicação, separe um recipiente a parte, somente a quantidade que será utilizada, lembrando sempre de nunca retirar o produto com as mãos. Por se tratar de um produto de uso a médio prazo, essa medida inibe a possível contaminação por bactérias e a alteração do PH.
Por falar em ampolas de tratamento, agora que você já conhece algumas das técnicas, vamos a algumas substancias que vemos muito nas prateleiras mas muitas das vezes não nos ficam claras suas propriedades. Eu particularmente já experimentei todas e recomendo! Segue abaixo:
Por falar em ampolas de tratamento, agora que você já conhece algumas das técnicas, vamos a algumas substancias que vemos muito nas prateleiras mas muitas das vezes não nos ficam claras suas propriedades. Eu particularmente já experimentei todas e recomendo! Segue abaixo:
Queratina
Queratina é uma proteína, ela é a matéria prima do seu cabelo. Os fios sofrem diariamente com agressões como a ação do sol, sal, vento e cloro, relaxamento, tintura, chapinha, secador, permanente, etc.Tudo isso abre as cutículas dos cabelos e facilitam a saída de água, proteínas e vitaminas. Isso faz com que a estrutura interna do fio seja atingida e a queratina natural seja perdida. O resultado é um cabelo sem força, quebradiço, opaco e com pouca elasticidade. A reposição dessa queratina fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos.
Semi di Lino
Broto de Bambu
O óleo de argan reveste os fios com uma espécie de filme protetor, evitando que percam água para o ambiente. Ele hidrata, fortalece, nutre e revitaliza o couro cabeludo e os cabelos. É rico em ácidos graxos essenciais, vitaminas A, D e E. Tem ação reparadora e antioxidante. Assim, o argan minimiza o desgaste provocado por todas aquelas agressões já faladas anteriormente, e ainda combate o envelhecimento capilar!
Espero que tenham gostado, e que as dicas sejam de grande valia para a satisfação capilar de todos!
Um grande beijo!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário