domingo, 22 de junho de 2014

Clássico da Tv Cultura: Alguém aí também lembra dele?

Depois de muito tempo volto a vocês com algo que na noite de ontem (21/06/2014) explodiu minha cabeça sobre uma série que eu assistia quando muito pequena na TV Cultura. 
Durante muito anos eu não tive qualquer referência sobre ele, chegando a pensar que era algum tipo de “alucinação”, até que ao acaso, encontrei um vídeo e comecei a pesquisar sobre. Porém o mais impressionante, é a nostalgia e a quantidade de pessoas que também assistiam!
Na época que eu assistia, estava aprendendo a ler, e achava “as palavras” dos créditos do início tão
estranhas... Com a lembrança dessa série sempre permeou minha mente, cheguei a pensar ser uma produção russa.
Na verdade, ele foi dirigido por František Jurišič, em Bratislava, capital da Eslováquia, utilizando técnicas de stop motion, onde se utiliza a “fotografias diferentes de um mesmo objeto para simular o seu movimento”. Grandes exemplos do gênero é O Estranho Mundo de Jack, e outro grande ícone do saudosismo, as aventuras de Pingu.
A produção eslovaca se chama no original “Najmenší Hrdinovia”, “Os Menores Heróis” na tradução literal, e “Os Dois Heróis” na tradução para o Brasil. Foi produzido em meados dos anos 80, exibido no Brasil bem no início dos anos 90 na Tv Cultura em um programa chamado Glub Glub, onde dois peixes apresentavam os desenhos. A animação consistia em casos cotidianos. Era estrelado por Monika Haasová, a menina loirinha, e seus dois bonecos montáveis e articulados, que sempre salvavam o dia.

A série possui apenas 21 episódios com aproximadamente 8 minutos cada, são elas:

1. Darček - "O presente"
2. Pokazené zúbky – “Dentes cariados”
3. Jabĺčko – “O joelho”
4. Zeleninová polievka – “A sopa de legumes”
5. Pokazený budík – “Despertador com defeito”
6. Lodička – “O barco”
7. Nefajčiari – “Os não-fumantes”
8. Klavír – “O piano”
9. Jeseň – “A queda”
10. Topánka – “O sapato”
11. Užitočné veci – “Muito bom”
12. Kúzelník – “O mágico”
13. Snehuliak – “O boneco de neve”
14. Vysávač – “O vazio”
15. Sestričky – “As enfermeiras”
16. Ihla – “Agulha”
17. Faraóni – “O faraó”
18. Vajíčko – “Os ovos”
19. Žuvačka – “Chiclete”
20. Lopta – “A bola”
21. Parochňa – “A peruca”

(Fonte: Wikipédia)


Vocês não têm noção da dificuldade que foi encontrar material sobe a animação, não é a toa que pensava ser algum tipo de “delírio infanto-juvenil”, uma vez que teoricamente só eu vi essa série. As informações na rede são muito escassas, fragmentadas, e ainda têm a dificuldade da língua, pois a maioria dos sites estão em Eslovaco ou Húngaro, e muitas das vezes o Google translate não dá conta, mas pude reunir nesse post uma boa parte do que encontrei. Aí vai três vídeos que encontrei (apenas) para deleite dos saudosos de plantão!

Canal: Memória Infantil

Fonte: Detské Rozprávky (Contos Infantis)