sábado, 26 de abril de 2014

(Aqui deveria ter um título, mas pensando bem, nem precisa)

Fonte das imagens:  ثقف نفسك


domingo, 6 de abril de 2014

Guia de Sobrevivência ao “Repara não, é só uma lembrancinha!”

É sempre difícil aquele momento onde temos que escolher algo para presentear alguém, seja no amigo oculto do trabalho, o aniversário de alguém, o Natal, ou o Dia dos Namorados. Independente da data, algo que a princípio parece simples (e deveria ser), com um pequeno deslize, pode se transformar numa verdadeira odisseia, ou numa tragédia com sequelas quase que irreversíveis.
Pensando nisso, decidi compartilhar com vocês um pequeno sistema que criei com base em traumas experiências minhas e de amigos, que pode diminui em até 80% as chances de você ferrar com tudo dando, por exemplo, um boné para sua namorada, ou um CD do seu grupo de pagode predileto pra aquele seu colega de trabalho que só anda de preto. Não que tenha algum problema em você dar um boné ou um CD de pagode, mas antes pisar na bola, existem três perguntas que você deve fazer:

· Como é o perfil musical / estilo / personalidade da pessoa (dependendo do que você pretende dar)?
· Qual o meu grau de intimidade com essa pessoa?
· Ele(a) vai gostar de tal coisa?

Com base nessas perguntas, podemos agrupar os “tipos de presentes” em três níveis de uma pirâmide. 


Nível 3 (Base) – Trivial

Nesse nível podemos agrupar presentes dados a pessoas que não temos muita proximidade, como aquele amigo oculto do trabalho, chás de panela ou bebê, aqueles presentes que você dá para “não ir com as mão abanando” como companhia de outra pessoa a uma festa, ou ainda, quando você simplesmente não sabe o que dar. Nesse nível, realmente não há erro, desde que o presente esteja encaixado em pelo menos um dos parâmetros abaixo:

1) Seja algo que a pessoa quer;
2) Seja algo que a pessoa precise muito;
3) Seja algo relacionado a alguma coisa que ela curta (Grupo musical, desenho, games, hobbies), mesmo que seja uma coisa inútil;


Nível 2 – Intermediário

Presentes nesse nível exigem um nível de intimidade bem maior, uma vez que ele envolve sentimentos e um certo tempo de convivência juntos. Presentes no nível 2, possuem uma característica muito mais importante que deixar a pessoa feliz: Eles TÊM quem lembrar ao presenteado que aquilo foi dado por você e a estima que você tem por ele, como se sua presença estivesse sempre alí, um pequeno monumento do vínculo afetivo que vocês têm em comum. Ele não precisa obrigatoriamente respeitar as diretrizes dos presentes de nível 1, uma vez que se for para lembrar sobre sua pessoa, podem ser coisas relacionadas ao seus gostos e atividades. Se o nível de intimidade for o suficiente para se encaixar nesse quesito, a satisfação será garantida, por isso nada a ver dar algo assim a alguém que você conheceu a algumas semanas, correto?


Nível 3 (Topo) – Advanced

Nesse nível, a relação entre as pessoas deve ser analisada com cuidado, pois os presentes adquirem de fato o status “lembrança” (não no sentido depreciativo), pois além de possuírem a característica principal dos inclusos no nível 2, existe um elemento essencial e obrigatório que faz com que sejam tão especiais e exijam o grau master / epic / ultra / supremo de proximidade entre duas pessoas: Ele deve ser algo seu.
Isso mesmo! Algo seu, que seja especial para você. Nisso você pode incluir qualquer coisa. Um exemplo disso, são algumas famílias que passam alianças de casamento através das gerações. Além do valor sentimental depositado por você, ainda se agrega o da pessoa presenteada, o do momento... enfim, é uma gama de sentimentos envolvidos, que tornam esse tipo de presente um dos mais bonitos, ainda que não valiosos financeiramente.

Espero que essas dicas possam ajudá-los nessa saga, inclusive aos meus amigos com a proximidade do meu aniversário (15/04)! Como sugestão, vou deixar esse anel fofo que achei na rede para não ter erro! XD
Até a próxima!