quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Guia de sobrevivência ao Carnaval!

Bom dia queridos. A folia já chegou, e alguns cuidados são necessários para a manutenção da qualidade da sua diversão.
Hoje, vou falar sobre alguns cuidados que devemos ter para que nossa diversão não acabe no pronto socorro ou na delegacia.

Corpo, saúde e bem estar:
Obviamente, todos sabem que não somos máquinas que vão, vão e nunca param. Até as máquinas necessitam de um tempo de repouso e reparos para que suas peças não sejam danificadas e mantenha sua vida útil ao máximo. Vamos as dicas:

·         Água, água e mais água. Mesmo que não esteja quente, NÃO esqueça do líquido valioso, pois ainda assim vc está transpirando e perdendo líquido que precisa ser reposto pra evitar uma desidratação.
BEBIDA NÃO É ÁGUA! Muito pelo contrário! O álcool acelera o processo de desidratação, portanto se vc estiver bebendo, cuidado redobrado.
·         Não saia em jejum! Seu corpo necessita de nutrientes, e a partir do momento que ele deixa de fornecer esses nutrientes, ainda mais durante um gasto calórico como o das festas, pode ocasionar queda de pressão e desmaios.
·         Evite alimentos gordurosos, assim vc melhorará sua disposição e evitará a sobrecarga no fígado, ainda mais se vc for beber. CUIDADO COM OS PODRÕES! Eles podem estar em temperaturas inadequadas para sua conservação. Prefira um sanduíche com pão integral e recheios leves, além de frutas ricas em água, como melão, melancia e laranja. As frutas hidratam e também representam uma fonte de energia rápida pois as frutas tem um açúcar natural. Um mancada comun no Carnaval é pular refeições ou substituí-las por petiscos gordurosos, como frituras, então olho vivo galera!
·         Cuide de suas roupas. Dê preferencia as leves, que facilite a evaporação do suor com o ambiente. Utilize calçados confortaveis, e de preferencia fechados, pois além de evitar escorregões e quedas, evita bolhas e escoriações nos pés com os famosos pisões. Tênis é uma boa pedida.
·         Cuidado com a bebida! Evite misturar com medicamentos ou drogas (o ideal é não usar drogas também) ou beber com estômago vazio. Hidratação durante a ingestão etílica também é de suma importância.
·         CAMISINHA SEMPRE!

Segurança e dicas gerais:
Além do cuidado conosco, também devemos ter cuidado com as outras pessoas.
Nessa época, os malandros de plantão estão mais ativos que nunca, então olho vivo e vamos as dicas:

·         Se beber não dirija. Vá de táxi ou de transportes públicos.
·         Se for usar transporte coletivo, não durma no ponto para não ser roubado.
·         Não use e nem transporte drogas
·         Evite se meter em brigas de ruas.
·         Utilize os banheiros públicos, não faça xixi nas ruas.
·         Não compre latas de cerveja ou refrigerantes que estejam danificadas,  perfuradas, ou com o lacre violado, você não sabe o que podem ter colocado lá dentro.
·         Não aceite bebidas de estranhos.
·         Não utilize relógios caros, anéis, brincos, pulseiras ou correntes de ouro; deixe suas jóias em casa.
·         Leve apenas um documento original com foto e sua carteira do convênio médico caso possua.
·         Deixe talões de cheques e cartões de crédito em casa, leve apenas o dinheiro trocado que pretende gastar, ou seja nada de exageros.
·         Beba somente água mineral e certifique-se de que a garrafa estava realmente lacrada antes de você abri-la.
·         Compre ingressos para desfiles somente nos locais oficiais.
·         Se alguém se sentir mal perto de você chame um policial.
·         Evite se meter em ruas escuras para cortar caminho, seja a pé ou seja de carro, procure transitar por locais movimentados e iluminados. Só peça informações em postos policiais ou estabelecimentos.
·         Se levar seus filhos com você esteja atento para não os perder de vista, identifique-os com pulseiras ou crachás plastificados contendo seu nome, e o seu telefone.
·         Se encontrar uma criança perdida chame um policial.
·         Evite acompanhar estranhos ou estranhas a supostos locais de diversão, festa, baile, samba, churrasco, desfile ou outro evento que você nem imagina onde é e muito menos o que irá encontrar.
·         Evite ser uma ‘presa’ fácil, cuidado com supostas propostas ou convites para uma noitada muito bem acompanhado em hotéis, casas noturnas, clubes privês, ou apartamentos de veraneio.
·         Evite comentar em público o hotel e nº do quarto em que está hospedado.
·         Tome conta do seu copo ou latinha de bebida, evite deixa-lo sozinho; caso aconteça de esquecer-se da sua bebida em algum canto não volte a toma-la; compre outra e abra você mesmo.
·         Haja sempre com simpatia e cordialidade, porém esteja atento a atitudes suspeitas.
·         Use sempre preservativos.
·         Utilize protetor solar mesmo que não vá a praia e mesmo que o dia esteja nublado.
·         Leve em sua bagagem seus remédios de uso contínuo para evitar ter problemas de não os encontrar para comprar na cidade em que você estiver.
·         Leve consigo também suas receitas médicas.
·         Não se esqueça de levar consigo material de primeiros socorros como Band-Aid, Água Oxigenada 10 Vol, Merthiolate, Repelente contra insetos, algodão e gazes.

Espero que com essas dicas, a folia de todos esteja bem segura!!!
Bom Carnaval a todos!!!
BEIJOS!!!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Manual do Deprimido (Parte 6) - O deprimido e a medicação

Olá pessoas, boa tarde! Depois de um recesso quase que forçado e alguns problemas que aconteceram, estou de volta. Hoje eu ia falar sobre outro assunto, mas achei que esse seria mais adequado, pois seriam menores as chances de desanimar de postar. 
A maioria das pessoas que sofrem de depressão ou outros distúrbios psicologicos ou psiquiatricos, usam de medicações para potencializar, ou estabilizar o humor.
São muito comuns, os medicamentos inibidores da recaptação de serotonina (hormônio do bem estar). Na verdade os antidepressivos impedem a recaptação da serotonina. Então o médico passa um antidepressivo para o cérebro NÃO recaptar (ou, melhor, inibir ou diminuir essa recaptação) a serotonina liberada, aumentando a quantidade livre desse neurotransmissor.
Supõe-se que a depressão do indivíduo seja por baixos níveis de serotonina (ja que nem todas as depressões são e por isso nem todos os depressivos respondem bem aos ISRS - Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina).
Esse tipo de medicamento inibe a reutilização pelo neurônio, da pouca serotonina liberada na fenda sináptica. Isso aumenta a quantidade de serotonina livre na fenda sináptica pois é ali que ela precisa estar para que sintamos a sua ação. Serotonina recaptada seria serotonina "não sentida". 
De uma forma extremamente simplificada é assim que funciona.
Mas para que a medicação seja eficiente, é necessário que seja respeitada a dose passada, e os horários de administração, pois cada medicamento possui um tempo de absorçao e uma meia-vida, e qualquer atraso ou esquecimento pode gerar alterações no tratamento, ainda que pequenas.

Entendendo a medicação:
Para explicar melhor, vou usar como exemplo o Cloridrato de Sertralina. Ele me foi passado, para tomar 100 mg a cada 24 horas. A Sertralina possui um tempo de absorçao até atingir a concentração máxima no organismo, o que chamam de pico de concentração plasmática. O tempo dela varia de 4 horas até 8 horas. Apos atingir esse pico, o corpo entra num processo de eliminação da substancia. Apos um determinado tempo, essa concentraçao chega a metade, esse tempo é chamado de meia vida. No caso da sertralina, a concentração diminui pela metade em torno de 26 horas apos o pico. Como a medicação é tomada a cada 24 horas, e leva no mínimo 4 horas para estar totalmente no organismo, respeitar o horário da admnistração impede que a presença da substancia esteja abaixo da metade ou chegue a zero, e se encontre quase que constante no corpo. Saca? Para melhorar, eu fiz um grafico no paint para melhorar nossa compreensao: 

O que acontece muitas vezes, é o paciente largar os remedios quando começam apresentar melhora. Isso NUNCA deve ser feito, salvo por orientação médica, e mesmo assim para evitar os efeitos da abstinencia, a dose eh diminuída lentamente. Além dos efeito físicos da interrupção brusca da medicação, como náuseas, tonturas e tremores, há tambem os efeitos psicologicos, como irritabilidade, aumento nas oscilações de humor e depressão acentuada. Tudo é o corpo e seu famoso “efeito rebote”, acentuando os sintomas que a medicação combatia. 
Outra coisa que ocorre, é a mistura do antidepressivo com outras substancias. Todos sabem que não se devem misturar qualquer medicação com alcool, e a administração com outros medicamentos só pode ser feita com indicação e orientação médica. A cafeína é meio que uma vilã, por conta das suas propriedades estimulantes. Alem do cafe, também se incluem refrigerantes a base de cola, chocolates, bebidas energeticas, guarana em pó, e alguns tipos de analgésicos. Apesar de tudo que foi dito, sempre consulte seu psiquiatra, ele é a melhor pessoa para te informar e esclarecer. 
Eu deixei meu tratamento por questoes financeiras, mas se vc ainda tem seus remedios, nao os deixe. A psicoterapia tambem é uma grande aliada na luta contra esse mal. Fiquem espertos queridos, e espero que o post de hoje tenha ajudado a entender um pouco da importancia da medicaçao. 

UMA EXCELENTE SEMANA A TODOS!!!
BEIJOS!!!