segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Manual do Deprimido (Parte 4) - Depressão e a alimentação


Boa tarde! Após mais uma recaída, e o enorme risco de hoje não haver postagem, consegui ânimo para dar prosseguimento ao Manual do Deprimido. Eu estava sem idéia sobre o que escrever, foi quando decidi falar um pouco sobre a alimentação.
Cara, tenho tido uma compulsão por doces, paçocas e pés de moleque em especial, o que tem me feito ganhar quilos e perder auto estima, o que piora ainda mais o meu quadro. Resumindo: O açúcar é uma fonte de energia que leva muito tempo para ser gasta, e todo o excesso de energia é armazenado em forma de gordura, ou seja, alimentação normal + açúcar = gordura. Eu resolvi reunir aqui informações relevantes sobre que achei na web, vamos a elas?

Porque comemos mais açúcar quando estamos tristes ou deprimidos?

Já ouviram aquela historia que “chocolate é melhor que sexo”? De fato isso tem algum fundamento pois ambos aumentam os níveis de serotonina no sangue. A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. Já a sua falta tem sido relacionada a doenças graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, agressividade, problemas afetivos. A serotonina é responsável por melhorar o humor tem sido relacionada a aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos. Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro. Cuidado!
(Fonte: vilamelher.terra.com.br)

Doces e fast-food estão associados à depressão

Pesquisas mostram que a saúde emocional está fortemente ligada à alimentação, e de acordo com um novo estudo, a ingestão de doces e de fast-food pode exercer influência sob o risco de depressão. Pessoas que consomem esses produtos, quando comparados a quem comia pouco ou nunca, tinham chances 51% maiores de desenvolverem a doença. De acordo com os resultados encontrados no estudo (desenvolvido na Universidade de Las Palmas, na Espanha), os níveis de depressão aumentavam de acordo com a quantidade de fast-food e alimentos doces ingeridos. “Apesar de mais estudos serem necessários, o consumo desse tipo de comida deve ser controlado, devido às suas implicações na saúde (obesidade, doenças cardiovasculares) e o bem estar mental”, explica a pesquisadora Almudena Sánchez-Villegas. Surge, a partir daí, uma espécie de ciclo gorduroso. A pessoa come para compensar a tristeza e, simultaneamente, a prostração gera mais barriga. Internamente, no organismo, a depressão aumenta a circulação do cortisol. Essa substância, que também é conhecida por hormônio do estresse, pode induzir ao acúmulo de células de gordura na região abdominal. Além disso, a melancolia profunda reduz a produção de outros dois hormônios, a serotonina e a noradrenalina. O resultado dessa disfunção é aquela vontade louca de comer carboidratos isto é, doces, pães e massas.
(Fonte: UOL Boa Saúde)

Depressão e o Glúten: Cuidado!

Poucos sabem é que cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino, isso quer dizer que um intestino saudável e regular contribui para a melhora dos quadros de depressão, não é de se espantar porquê das pessoas que sofrem de intestino irregular tem humor mais alterado.
Regular o intestino é o primeiro passo, e muitos já sabem como fazer para melhorar seu funcionamento, certo?
Enriquecer a sua dieta com alimentos ricos em triptofano, que é substância geradora da serotonina, é o segundo passo, encontramos o triptofano principalmente na banana, mel, cacau, aves, peixes, leguminosas e nozes. Por isso recomenda-se a ingestão de chocolate com maior teor de cacau na sua composição e também de banana assada ou cozida como sugestão para lanches, acrescida de um fiozinho de mel e porque não uma pitada de canela também!
Vale ressaltar que na conversão do triptofano para serotonina, dependemos de outros nutrientes, tais como o ácido fólico (B9), cobalamina (B12), piridoxina (B6), magnésio e zinco, indivíduos em depressão apresentam deficiência destas vitaminas e minerais, encontramos com facilidade em alimentos integrais, tais como granola e arroz integral.
Mas de nada adianta ingerir alimentos fonte de triptofano e de outros nutrientes, citados acima, se fizermos somente 3 refeições ao dia, o segredo é o fracionamento, pois comer estes alimentos a cada 3 horas mantém o fornecimento de triptofano mais estável e melhor.
Estudos indicam também a relação da ingestão de glúten com a depressão, por isso é interessante para indivíduos em tratamento diminuir a ingestão e, até muitas vezes, excluir por um tempo os alimentos que contém glúten de sua dieta, tais como pães, massas em geral, tortas...

Dicas de alimentação “antidepressão”: 

* Evite:

- Açúcar refinado
- Alimentos com glúten (pães, biscoitos, torradas, massas à base de farinha de trigo)
- Frituras em geral
- Produtos que contenham gordura Trans
- Corantes em geral

* Consuma:

- Mel
- Canela
- Banana
- Pães sem glúten à base de batata doce, araruta
- Biscoitos sem glúten a base de araruta, de arroz
- Macarrão sem glúten de milho, de arroz
- Cookies de quinoa
- Nhoque de arroz
- Granola sem glúten
- Barra de cereais sem glúten
- Chocolate amargo (acima de 70% de cacau)
- Peixes (ricos em ômega 3)
- Castanhas, nozes e amêndoas

(Fonte: emagrecendo.com.br)

Vamos dar uma relembrada na Parte 2 do Manual, os alimentos que ajudam a combater a depressão?

- Frutas: Diversas frutas ajudam a pessoa com depressão, como a mexerica, a banana, o mamão, o abacate, a melancia e o limão, sendo estas frutas fonte de triptofano, um aminoácido que auxilia na produção de serotonina. Desta forma, a ingestão destas frutas é indicada entre 3 a 5 porções diárias.

- Maçã e laranja: Estas duas frutas ganham maior destaque em relação às outras por conter ácido fólico, substância que possui relação com menor prevalência dos sintomas da depressão. Além disso, contam com maior quantidade de vitamina C que ajuda no funcionamento do sistema nervoso, ajuda no combate do estresse, garante energia e evite a fadiga.

- Castanha-do-Pará, amêndoas e nozes: Estes alimentos são fonte de selênio, um poderoso agente antioxidante, o qual auxilia na redução do estresse e nos sintomas da depressão. De acordo com especialistas, a quantidade diária recomendada é de 2 a 3 unidades de castanhas-do-Pará ou cinco unidade de nozes ou de 10 a 12 unidades de amêndoas. No entanto, saiba que dá para fazer um mix destas oleaginosas.

- Iogurte e leite desnatado: São ótimas fontes de cálcio e mineral, sendo este último responsável por eliminar a tensão, enquanto o cálcio fica responsável pela diminuição e controle da irritabilidade e do nervosismo, participando das contrações musculares, na transmissão de impulsos nervosos, na contração dos batimentos cardíacos e na regularização da pressão arterial.

- Banana e abacate: A banana é uma fruta fonte de carboidrato, magnésio e potássio, além de vitamina B6, a qual é responsável pela produção de energia. Já o abacate é uma fruta é outra opção, sendo que o indicado é consumir aproximadamente 2 colheres de chá da polpa de abacate sem adição de açúcar ou adoçante antes de se deitar.

- Carnes magras e peixes: São fontes de proteínas e contam com tripofano, substância que auxilia no combate da depressão, que ajuda na melhora do humor, que tem a capacidade de diminuir a sensação de dor, que reduz o apetite, que cria a sensação de prazer e bem estar, que induz o sono e que relaxa.

- Mel: Este alimento é um ótimo estimulante de serotonina, assim saiba que 2 colheres de sobremesa por dia é a quantidade suficiente.

- Centeio e aveia: Ambos são fonte de vitaminas do complexo B e vitamina E, tendo a capacidade de combater a depressão e ansiedade, sendo assim recomendado a ingestão de 3 colheres de sopa bem cheia por dia.

- Ovo: É rico em niacina e tiamina, vitaminas do complexo B que auxiliam no bom humor. É recomendada a ingestão de aproximadamente uma unidade por dia, mas para as pessoas que possuem colesterol alto é importante controlar o seu consumo, principalmente na versão frita.

- Soja: Este é um alimento fonte de magnésio, o segundo mineral encontrando em abundância no organismo humano, o qual tem a função de proporcionar energia para as células do organismo, e quando há deficiência deste mineral, pode ocorrer falta de energia. Também auxilia na redução da fadiga, aumenta os níveis de energia, combate o estresse principalmente quando combinado com o cálcio.

- Folhas verdes: Estes tipos de alimentos contam com grande quantidade de folato, vitamina do complexo B que tem associação com a prevalência de sintomas depressivos. Onde encontrar este substância? Em hortaliças de folhas verdes escuras, como alface, brócolis, espinafre e outros. A sua ingestão indicada é de aproximadamente 3 a 5 porções diárias.

- Carboidratos complexos: Estes auxiliam o organismo na absorção do triptofano, o qual estimula a produção de serotonina. É possível encontra-lo em pães, no trigo, no arroz, em massas em geral, e outros alimentos. Sua ingestão recomendada é de aproximadamente 9 refeições diários, no máximo.

- Feijão: um dos componentes do prato favorito dos brasileiros é rico em proteínas, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, carboidratos e fibras. Além de ajudar na depressão, também já foi associado à diminuição de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e até neoplasias.

- Arroz integral: há os que amam e os que odeiam, mas é uma ótima fonte de vitamina B1 e B2 e ácido fólico (estes diminuem o nível da homocistina, uma das culpadas pela depressão) e, como solta a glucose paulatinamente, previne a hipoglicemia.

- Salmão, sardinha e atum: os asiáticos e os finlandeses têm grau muito baixo de depressão comparado com o resto do mundo e o segredo está no consumo de peixes. Pesquisadores japoneses estudaram 1.763 finlandeses e provaram que o consumo de peixe, pelo menos duas vezes por semana, diminui o risco de depressão. Tudo isso graças ao ômega-3 e às vitaminas do complexo B.
(Fonte: tuasaude.com.br)

Tenho que pôr isso em prática antes que eu não passe mais na porta. Gente, desculpa o post meio frio de hoje. Realmente não estou legal, mas espero melhorar em breve e que as dicas aqui venham ajudar todos que necessitam.
Novamente me desculpem e obrigada pela visita! Missão cumprida!
Uma ótima semana a todos!

BEIJOS!!!

domingo, 25 de novembro de 2012

Tutorial - Unhas em degradê!!! *.*


 Boa tarde amigas! Hoje, um pequeno tutorial para alegria geral da nação feminina!

Grande foi meu susto quando via na web as maravilhosas unhas em degradê. Me perguntei “como pode isso ser possível???” Com algumas pesquisas, e uma conversinha com minha querida colega de trabalho Aline Bel (beijinho linda!) que saca tudo de unhas e cabelos, percebi que o efeito não é tão difícil assim de conseguir.

Primeiramente gata, o segredo é escolher as cores e tons certos. Sendo sua primeira vez, vc pode optar pela mesma cor mas com tons distintos, ou variando as texturas (um azul escuro com turquesa, ou um esmalte cremoso com um cintilante por exemplo). Mas se vc é ousada e acha que isso é coisa para os fracos, opte por cores próximas, lembrando que o branco e o preto ficam bem com todas, assim como o prateado também!
Antes de tentar fazer minhas primeiras unhas em degradê, fiz teste com todos os tons de esmalte que tenho. Apostei no roxo com verde azulado e glitter holográfico. Ficou meio sereia, meio carnaval, mas ficou bem interessante para usar agora nas festas de fim de ano!
Eu usei os esmaltes da Beauty Color: Boop (Roxo semi-cintilante), Salto Agulha (verde azulado com glitter beeeeem discreto) e Caribean (Turquesa cintilante).
E da Impala: Base transparente e o com glitter holográfico Disco Ball (transparente com glitter e pequenos círculos inacarados).
Além dos esmaltes, vc vai precisar também de:
* Acetona ou removedor, algodão e palitinho (Ava! Jura??? XD)
* Uma superfície plana de vidro, acrílico ou plástico rígido, porém não muito poroso, e limpo.
* Uma esponja de lavar pratos nova, da mais barata está de excelente tamanho (Custam por volta de 0,60 centavos.), e uma tesoura para cortá-la (Esse é o grande truque!)
Primeiramente, vc vai cortar a esponja. Um quadrado de 2 dedos por 2 dedos está ótimo! E preparar as unhas passando uma base transparente ou outra da sua preferência, pois além de proteger suas amadas, o esmalte adere melhor que se estivessem nas unhas limpas. Essa também é uma tendência, a unha semi-nude: metade base e metade degradê de qualquer cor que vc quiser.
Após as unha prontas, vamos ao procedimento que por sinal não pode demorar muito a fazer pois o esmalte secando vira uma catástrofe!
Eu fiz uma ilustração meio tosca para exemplificar. Esses são uns exemplos para ilustrar as cores que usei, mas vcs podem inverter as posições (gosto do tom mais escuro na ponta) e o sentido (fiz na horizontal mas poderia ser na vertical). Eis as cores:
1) Na superfície plana que vc escolheu, seja vidro, plástico ou acrílico, com o próprio pincel do esmalte beeeem “molhado”, trace uma linha um pouco maior que a largura da sua unha. Esse processo vc vai repetir a cada unha!


2) Logo abaixo desse, com o pincel também molhado, vc vai traçar uma outra reta com a outra cor.
3) Com o pedacinho da esponja, vc vai por em cima desse esmalte e pressionar na unha, primeiramente como um carimbo, depois dê três batidinhas de leve feito pó compacto saca? Mais que isso, o esmalte seca.
4) Como eu quis dar um “tchan” a mais, com o roxo e um outro pedacinho da pobre esponja, fiz o mesmo processo sendo que bem na pontinha, só para dar uma corzinha na base da unha. E foi a mesma coisa: carimbo e três batidinhas.
5) Para finalizar, passei um pouco do esmalte “puro” com o próprio pincel na ponta e na base para acentuas as cores dessas extremidades. Depois foi só passar a cobertura brilhante para tirar aquela textura de esfoliante, e adicionar o glitter. Perfeito!

Eu nunca pensei que fosse tão fácil, e muito menos que eu ia conseguir um resultado tão satisfatório! Acho que agora vai ser difícil parar! Rsrsrsrs.

A internet me fornece inúmeras opções para variar conforme o dia e a ocasião!

 Espero que vcs tenham gostado!




BEIJOS!!!


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

♪♫ Jeremy spoken in the class today... ♪♫


Boa tarde amores! Faz tanto tempo que não falo de música... As vezes acontece de acordar com uma canção na cabeça, e a minha felicidade foi hoje ter acordado com a minha música predileta tocando mentalmente. Acho que não preciso dizer que é do Pearl Jam né? Essa é uma das minhas prediletas, pelo fato de me identificar com a história contada de alguma forma. Desde pequena fui meio problemática por conta da minha hiperatividade, e de tanto ser reprimida pelos meus pais acabei me voltando ao extremo oposto, o que me fez ser vítima do polêmico bulliyng, o que prejudicou ainda mais minha capacidade de socialização. A música fala exatamente sobre isso, aliás, ela é baseada em duas histórias reais, e o clipe oficial foi censurado em muitos países.
"At home, drawing pictures.
Of mountain tops, with him on top.
Lemon yellow sun. Arms raised in a v
And the dead lay in pools of maroon below"
Engraçado como o Pearl Jam tem uma relação morbidamente estreita com o suicídio e videntes com essa música, 
com a pausa de quase 10 anos após a morte de Kurt Cobain, e com o lançamento do hit World Wide Suicide em 2006. rsrs
Eis um pequeno resumo do caso:
"Jeremy" é baseada em duas histórias reais. A inspiração principal veio de uma matéria de jornal sobre um garoto de 15 anos, Jeremy Wade Delle, nascido em 10 de Fevereiro de 1975, de Richardson, Texas, EUA, que cometeu suicídio com uma arma de fogo na frente de sua turma de Inglês, 30 colegas mais a professora, na Richardson High School, no dia 8 de Janeiro de 1991, pelas 9:45 horas.
Em uma entrevista concedida em 2009, Vedder disse que ele sentiu que "precisava pegar aquela pequena notícia de jornal e transformá-la em algo que causasse uma reação, transformar em algo maior."
Delle foi descrito pelos seus colegas de aula como "muito tímido" e era conhecido por sempre aparentar que estava triste. Após chegar atrasado na escola aquela manhã, foi dito a Delle que pegasse uma autorização na direção. Ele saiu da sala e voltou com um revolver Magnum 357.
Delle foi até a frente da classe, anunciou "Senhorita, eu peguei o que tinha ido buscar", colocou o cano da arma na boca, e puxou o gatilho antes que a professora ou alguém de sua turma pudessem fazer alguma coisa. Uma menina chamada Lisa Moore conhecia Jeremy da sala de suspensão: "A gente ficava trocando bilhetes, e ele falava da vida e coisas assim", ela disse. "Ele assinava todo os bilhete com, "Responda".
Mas na segunda-feira, ele escreveu, 'Até mais tarde.' Eu não sabia o que pensar daquilo. Mas nunca imaginei que isso fosse acontecer".
Revolver Magnum 357, similar ao que o verdadeiro Jeremy usou para se suicidar.
Quando perguntado sobre a música, Vedder explicou:
“Veio de um pequeno parágrafo em um papel, significando que você se mata e faz um sacrifício como forma de vingança. É só o que você vai conseguir, um parágrafo no jornal. 
Dezessete graus e nublado numa vizinhança suburbana. Esse é o começo do clipe, que é igual ao final do clipe, nada acontece… nada muda. O mundo continua e você se foi. A melhor vingança é viver e provar que você consegue. Seja mais forte que aquelas pessoas. E aí você poderá voltar.”
A outra história na qual a música é baseada, envolve um estudante que Vedder conheceu no ginásio em San Diego, Califórnia. Ele contou mais detalhes em uma entrevista concedida em 1991:
“Quando eu estava no ginásio, em San Diego, Califórnia, eu conheci uma pessoa que fez a mesma coisa, só que ele não se matou, mas acabou dando uns tiros numa turma de oceanografia. Eu me lembro de estar nos corredores e ouvir a respeito, e eu realmente havia implicado com o rapaz no passado. 
Eu era um quinto-anista bem rebelde e acho que brigamos ou algo assim. Então é um pouco sobre um garoto chamado Jeremy e é também um pouco sobre um garoto chamado Brian que eu conhecia mas não sabia quem era... a música, eu acho que diz muito. Eu acho que chega a algum lugar... e muitas pessoas interpretam de forma diferente e foi só recentemente que comecei a falar a respeito do verdadeiro significado e espero que ninguém se ofenda e acredite em mim, eu penso em Jeremy quando canto.”
CD Ten - 1991


Agora deixo-vos com esta bela porém triste canção, e a lição de que as diferenças existem, mas devem ser respeitadas, assim como a individualidade de cada um.

Uma excelente sexta a todos!!!
BEIJOS!!! 




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Não! Você não está doente! Chega de mimimi!


Olá! O post de hoje é uma mistura de desabafo com conscientização e informação.
Hoje durante minha cotidiana ociosidade rumo ao trabalho, minha mente, para variar, foi bombardeada com reflexões.
Ultimamente a moda nas redes sociais tem sido qualquer coisa “da depressão” (acredito que tudo começou com o Cão da Depressão), e hoje eu vi uma Page que achei q foi a gota que estornou o balde: “Depressiva da Depressão”.
Além disso, tenho visto muitas pages sobre bipolaridade e TOC. Beleza, algumas piadinha infames sobre o assunto até são engraçadinhas embora eu já não ache tanta graça desde que descobri o que tenho. Porem o que não da para engolir, são pessoas se auto-intitulando depressivos, bipolares ou portadores de TOC a esmo.
Não meu anjo! Vc não tem depressão, vc não é bipolar e vc não tem TOC.
É só cancelar a assinatura? Sim! Mas informar também não custa nada!
Todo mundo já se sentiu triste um dia. Em algum momento da vida aconteceu alguma coisa para que vc se entristecesse, e com toda essa tristeza vc foi trabalhar, ou a escola, ou fazer qualquer outra coisa pra se distrair ate o determinado momento que a tristeza passa e vc segue sua vida, ate ai tudo bem?
Porém uma pessoa com depressão não tem força para efetuar as tarefas diárias! A depressão prejudica os estudos, pode faze-lo perder o emprego, a casa e a própria higiene pessoal ficam prejudicados dependendo do grau, simplesmente essa pessoa se sente incapacitado emocionalmente de fazer até mesmo as coisas que antes davam prazer a ela.
É um estado que dura por meses e até anos, com melhoras, mas com recaídas também.
O TOC, eu posso dizer por convivência com meus amigos do grupo Obtendo Controle. Vc gosta das coisas limpinhas, arrumadinhas, cada objeto no lugar adequado, gosta de fazer alguma coisa para que o resultado seja da melhor forma possível? Legal! A maioria também gosta! Mas vc sabe o que é perder horas do seu dia com isso e assim como a depressão, ter a sua vida prejudicada por conta dessas “obsessoes”?
Quebrar a fechadura de tantas vezes que vc verificou se ela estava trancada, lâmpadas queimadas, sangramento bucal para ter certeza que seus dentes estão limpos de verdade, conta de água alta de tanto que vc lava as mãos, toma banho e limpa a casa, briga com familiares por mudar os objetos de lugar, atrasos por conta de “rituais” de rotina que vc tem que seguir a risca todos os dias, ansiedade sufocante, medos de fazer coisas absurdas (envenenar o cachorro, machucar a filha, jogar o celular pela janela do ônibus, etc), enfim... esses são só alguns exemplos do caos que os verdadeiros portadores passam.
Caos que também faz parte do cotidiano dos portadores do Transtorno Bipolar. Alterações LEVES de humor todos temos, mas a partir de que ponto isso começa a prejudicar a sua vida e sua atividades? Eu mesma cheguei a suspeitar que tinha por conta da intensidade das minhas oscilações, porem tal suspeita foi descartada pois elas eram (estão mais controladas com a medicação) além de intensas, súbitas. Ao contrário dos bipolares, cujas mudanças são intensas e duram um período de tempo considerável, semanas “querendo se matar” e semanas quase morrendo por atitudes geradas pela euforia.
Por isso tudo queridos, a menos que vc tenha sido diagnosticado por um psiquiatra, ou mesmo que ele tenha essa suspeita, se certas atitudes não interferem drasticamente na sua vida, ocupando seu tempo e prejudicando suas relações pessoais, vc não está DOENTE! Exatamente, são DOENÇAS e precisam de tratamento psicológico e psiquiátrico para que o DOENTE possa ter uma vida mais próxima da NORMALIDADE.
Chega de banalizar DOENÇAS tão sérias pois só reforça a incompreensão, a negligência e a indiferença às pessoas que estão REALMENTE SOFRENDO! ¬¬
Vcs concordam?

 BEIJOS!!!




quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Velho nada! Tudo poser! XD


Boa tarde gente! Que feriado hein! Mas ao menos deu para descansar um pouco...
Mas que sono estou... Ontem tive uma crise de ansiedade/euforia e fui dormir muito tarde após um copo de leite e alguns comprimidos.
Enfim...
Hoje decidi preparar uma coisa pra aliviar um pouco o clima que ficou aqui no blog com o último post. Era um assunto sério, delicado, deveras polêmico, porém era necessário ser abordado.
Nada como começar o dia com alguns sorrisos, e hoje vindo ao trabalho e postando coisas na timeline para quebrar o tédio de uma lentidão na Linha Vermelha, refleti com meus botões sobre duas coisinha.
Eu quando mais novinha, não entendia o oba-oba que os mais velhos faziam com relação aos anos 80, só agora entendo quando a febre dos anos 90 chegou nas redes sociais, geralmente com as frases “vc está ficando velho” ou “teve/não teve infancia”.
Outra coisa também são os posers, que na verdade eu não sei ao certo a definição e estou com preguiça de procurar! u.Ú
Mas pelo que leio, dá a entender que seria no sentido de alguém que diz ser super entusiasta por alguma coisa mas não a vive ou conhece em sua totalidade, somente os fatos que estão mais em evidência.
Os posers abrangeram até os entusiastas pelos anos 80/90 tornando trivial os anos áureos. Então decidi listar aqui algumas poseragens de pessoas que ficam compartilhando frases do passado, diz que está ficando velho mas:

Esta cena: Pavor da minha infância! T.T
* Nunca deram play num vídeo cassete ou vitrola.
* Nunca desmontaram um K7 ou VHS pra brincar com o conteúdo.
      * Não sabem o que é uma K7, VHS ou LP
* Não sabem a relação entre uma caneta e uma K7.
* E além de não saber o que é um LP, nunca viram o novo LP da Angélica na Ultralar & Lazer.
* Nunca desejou ter um walkman.
* Não sabe quantos Gamadinhos se compram com 1000 cruzeiros.
* Nunca correu que nem um desesperado com seu cofrinho pois o dinheiro não ia valer mais.
* Nunca comprou Kinder Ovo a 1 real no Paes Mendonça.
* Nunca foi refén do plástico xadrez (essa só os muito fortes entenderão).
* Nunca procurou desesperado uma cadeira quando a musica parou de tocar.
Alice: Pavor da minha infância [2]
* Nunca pediu troco de bala no salgado + refresco a 1 real.
* Nunca viu a Xuxa sair da nave.
* Nunca viu a Eliana de shortinho e chapéu.
* Nunca dançou a Dança dos Bichos.
* Nunca cantou a música do Bamerindus.
* Nunca brincou com uma ficha da Telerj.
* Não sabe que o Ronald Mc Donald fazia parte de uma turminha.
* Nunca viu o Pica Pau no SBT.
* Nunca monopolizou a tv pra assistir a Manchete.
* Nunca assoprou um cartucho de vídeo game.
* Nunca viu a Mara Maravilha sair do solzinho.
* Nunca pagou 50 centavos de passagem no ônibus.
Meu herói! *_____*
* Nunca bebeu “Quick” de morango.
* Não conhece o Zordon e o Alfa.
* Não sabe o que é Mesbla.
* Nunca viu o Sonic da frente da Casa & Vídeo (homenagem aos caxienses. rsrsrs).
* Nunca levantou pra mudar de canal.
* Nunca enfrentou uma fila da Caixa Econômica Federal ou do BANERJ.
* Nunca chamou alguém de CDF.
* Nunca marcou um Papa Tudo.
* Nunca desejou um aviãozinho do Silvio Santos.
* Nunca viu o Gugu no Passa ou Repassa.
* Não conheceu o Mocotó e nem o Filé.
* Nunca desafiou a mãe pra assistir Sai de Baixo.
* Nunca “curtiu” a Bandeirantes no sábado de madrugada (rsrsrs).
* Nunca acordou e deu de cara com a Vovó Mafalda.
* Nunca bebeu no copo dos Trapalhões.
* Nunca rodou um disco pra fazer uma ligação.
* Nunca assistiu Esqueceram de Mim, na noite de natal.
* Nunca torceu assintindo Hugo.
* Nunca assistiu a chamada do Barrados no Baile.
* Nunca esperou avidamente a Sharp esquentar (essa é para os muito velhos. rsrsrs)
* Nunca mascou um Ping Pong.
* Nunca colecionou Geloucos.
* Nunca torceu para tirar um Leoventura ou uma Tartalegre.
* Nunca colecionou Tazos da Waner Bros, Tinny Toon, Animaniacs e do Máskara.
* Nunca tomou suco com o Óculos do Chaves.
* Nunca fez bolhas com Odd. (huahuahuahua).
* Nunca cantou o jingle de páscoa do Rainha.
* Nunca viu propaganda da nova “TV a cores” da Arapuã.


Tudo poser! Hauahuahaua. Caramba! Fiz uma viagem ao passado agora! XD
É sempre bom relembrar momentos bons e felizes da vida. Que nostalgia!

Que todos tenham um excelente restinho de semana!
 BEIJOS!!!





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Manual do Deprimido (Parte 3) - Quando o suicídio vira opção

Boa tarde queridos. Ninguém merece, acordar em plena madrugada de domingo para segunda sem qualquer razão especial. Foi durante esse momento insone, que li algumas coisas na internet, e veio a idéia de dar continuidade ao Manual do Deprimido. Primeiramente, quero deixar claro que não estou incentivando o suicídio. Esse post serve unicamente para ajudar aos amigos e familiares a identificar, tratar e conviver de forma adequada com um possível suicida, além de ajudar a entender como acontece isso. De acordo com minhas leituras, os pensamentos suicidas são mais freqüentes em pessoas com depressão, transtornos de personalidade, esquizofrenia ou duros golpes causados pela vida. Eu mesma já tive pensamentos e duas tentativas, e o que posso dizer é que no fundo o suicida não quer morrer, ele quer dar fim à dor de alguma forma, e tem na autodestruição a opção mais rápida eficiente. Aí vem alguém que acha que sabe tudo da vida, mas que na verdade não tem a mínima idéia do inferno que a pessoa está passando, e diz as lendárias frases prontas:
* Isso é falta do que fazer.
* Vc só quer chamar atenção.
* Vc tem que ocupar a sua mente.
* Se apegue mais a Deus!
* Blá blá blá de alguma frase pronta auto ajuda.

O que pra vc pode parecer uma coisa boba, é algo quase insuportável para alguém que está sofrendo, pois cada pessoa reage e sente os fatos de uma forma diferente. No grupo do facebook que eu faço parte (Beijo a todos do G.A.D.!) uma das normas é não falar de religião. Porque?
Porque muitas das pessoas deprimidas, ainda que tivessem sido religiosas, perderam a fé. Tudo bem que algumas pessoas acham conforto em Deus ou em outra coisa em que acreditar, porém não se aplica a todos e chega a ser uma falta de respeito vir com papo de religião com alguém que perdeu a fé até em si mesmo. Quanto aos outros argumentos, como foi falado no primeiro manual, é obvio que o suicida tem noção que esses pensamentos ajudam, mas ele não sabe como por em pratica, e a pressão só atrapalha. Com relação a “só quer chamar atenção” não preciso dizer nada né? Pois é muito legal estar deprimido, gritar por socorro, se sentir perdido e achar na morte o fim do seu sofrimento, é realmente um hobbie legal! ¬¬

Mitos sobre suicidio:
* Quem quer se matar não fala.
* Quem diz que vai se matar não o faz.
* Uma pessoa que vai se matar não dá sinais disso.
* Quem tenta o suicídio é um covarde.
* Quem tenta suicídio é corajoso.
* Perguntar a uma pessoa com risco de suicídio pode fazer com que o cometa.

Geralmente as pessoas que estão pensando em suicídio não sabem que estão deprimidas. Certos pensamentos, sentimentos e ações podem ser sinais que permitem que você conhece uma pessoa pode precisar de ajuda. Preste atenção para estes sinais de aviso de suicídio:

* Ameaças ou falar de suicídio.
* Comprar uma arma ou outra arma.
* Tais declarações como "eu não vou ser um problema muito mais tempo" ou "Nada importa".
* Desfazendo-se de objetos de estimação.
* Fazer um testamento, ou planejamento de seu funeral.
* Assumir riscos fora do comum.
* Fazer comentários indiretos sobre não existir no futuro ou sobre as pessoas. estarem mais felizes sem elas.
* Falar da morte o tempo todo.
* Referir-se a si mesmo como um peso ou estorvo.

Fatores de risco mais decorrentes:
* Pacientes com personalidade impulsiva.
* História de migração.
* Sentimento persistente de desesperança e pessimismo.
* Perda de status sócio-econômico: fracasso profissional ou falência financeira.
* Acidentes que causem incapacidade física (p.ex paraplégia) ou impotência sexual.
* Acidentes que causem desfigurações, principalmente em mulheres.
* Fator desencadeante/estressante persistente.
* Transtornos de personalidade (histriônico, borderline etc.).
* Transtorno bipolar: pode-se pensar no risco aumentado apenas na fase depressiva, mas o perfil impulsivo da fase maníaca traz cuidados particulares.
* Doenças do SNC como epilepsia, demência, AIDS etc.

Principais incidências:
* Infância: Acontecimentos dolorosos (violência e abuso familiar), ruptura familiar, humilhações.
* Adolescência: Perdas afetivas, mau relacionamento com figuras significativas (pais, mães ou padrastos); Períodos de provas; Amigos com comportamento suicida ou que aprovam a solução suicida; abuso sexual, perda de figuras significativas por separação, morte ou abandono.
* Idade adulta: Desemprego (no primeiro ano); escândalos sexuais em personalidades públicas (políticos, religiosos, etc), fracassos financeiros, egressos hospitalares por doença mental ou orgânica grave.
* Idosos: período inicial de institucionalização; viuvez durante o primeiro ano em homens e durante o segundo ano na mulher; estar submetido a mus-tratos físicos e psicológicos; doenças físicas que provocam insônia crônica.

Como ajudar?

Ajudar não é fácil e não nascemos sabendo, esta é a posição inicial para quem nunca teve um preparo especial para lidar com quem precisa de ajuda. Ajudar significa dar aquilo que a pessoa precisa e não aquilo que achamos que ela precisa. O que mais se encontra na prática e isso não se restringe às pessoas potencialmente suicidas, mas todos enfermos que precisam de ajuda.

* Não tente resolver a situação sozinho.
* Admitir que não saber o que falar é uma atitude positiva, se não souber o que dizer não tente inventar, afirme que não sabe o que dizer mas está disposto a ouvir de coração aberto o que a pessoa tem a dizer.
* Seja direto, fale abertamente sobre o suicídio; o que você tem observado e quais são as suas preocupações, pergunte o porque.
* Esteja disposto a ouvir – deixe-o desabafar, permita a expressão de sentimentos, os aceite e seja paciente. Observar o que não é dito, tolerar as incoerências e as contradições, não é hora de dar lições de moral nem mostrar os erros, é hora de estimular a dar a volta por cima e ser paciente na dor.
* Não julgue – não discuta se o suicídio é certo ou errado ou se os sentimentos da pessoa são bons ou ruins; não dê sermão sobre os valores da vida, a importância da família, religião, etc, até porque inconscientemente a pessoa tem ciência disso.
* Demonstrar impaciência é pior ainda, irritação significa para ele a rejeição pessoal, impossibilitando um relacionamento livre de impedimentos.
* Esteja disponível – demonstre interesse e compreensão. Dê apoio.
* Não duvide que ele/ela se suicide.
* Relacione-se com a pessoa não apenas com o problema, faça com que a pessoa se sinta acolhida por você.
* Não aja como se estivesse chocado.
* Não prometa que guardará segredo, aliás, não faça promessas que não possam ser cumpridas ou falsas esperanças como :"amanhã estará tudo melhor".
* Tome uma atitude – remova da casa remédios, álcool, drogas, cordas, fios, facas e armas.
* Busque ajuda: Ofereça a esperança de outras alternativas. Seja enfático ao encorajar a pessoa a buscar um profissional da área de saúde mental.

Eu gostaria de deixar um recado as pessoas que possam estar passando por esse momento tão difícil, realmente não sei a forma adequada de dizer, mas do posso pedir que somente deixe as pessoas lhe ajudar. Por tudo que eu também passei, entendo bem que é um momento confuso onde não conseguimos perceber as coisas de forma clara, é preciso alguém de fora para nos auxiliar e reencontrar o caminho, como um cego que necessita de uma mão para guiá-lo. No momento de depressão, qualquer decisão faz todo sentido, embora nem sempre sejam atitudes seguras ou saudáveis. Eu já passei por isso, eu entendo que no momento vc deseja se isolar e fazer qualquer coisa (qualquer coisa mesmo!) para dar fim a essa dor. Por isso digo, se vc quer mesmo dar fim ao seu sofrimento, deixe as pessoas que se aproximam de vc permaneçam ao seu lado, e a cima de tudo deixe que elas o ajudem a encontrar a paz que vc tanto procura. De coração, as singelas palavras de quem ainda luta contra isso.
Espero ter ajudado de alguma forma com o post de hoje.
E que a esperança nunca venha se esvair do nosso olhar!
Uma excelente semana a todos!
BEIJOS!!!