domingo, 30 de setembro de 2012

Guia de Sobrevivência ao RPG!

ATENÇÃO: Esse post é proibido para viciadinhos de plantão.

Quem me conhece sabe que me amarro numa boa partida de RPG, preferencialmente em Cesinha’s House (casa do meu mestre).
As pessoas têm uma opinião muito diversa e até contraditória sobre o que seria RPG de fato, que vão desde fisioterapia (reeducação postural global), passa pelos RPGs on line e desemboca em rituais pagãos.
Há um tempo atrás estava muito em voga jovens serem encontrados crucificados e sem os globos oculares em cemitérios com itens para jogos de RPG junto aos cadáveres.
Qual a relação entre uma coisa e outra? NENHUMA!
Simplesmente esses assassinatos foram frutos de pessoas más, cujas vítimas coincidentemente eram adeptos ao jogo. Da mesma forma que se fosse prostitutas, homossexuais, negros ou nordestinos, a motivação ao crime estaria associada a estas características marcantes, e não ao fato de que alguma bicha frustrada deu a louca e resolveu matar jovens em locais propícios pela baixa circulação de pedestres, neste caso, os cemitérios.
“Corpo de jovem desaparecida há dias é encontrado em apartamento na zona norte do Rio.
No local foram encontrados restos de medicamentos e bebidas alcoólicas, além de um diário onde a mesma narrava sua própria vida se auto-denominando de Laura, e um ursinho apelidado de Melvis abraçado ao cadáver da garota.
Itens para jogos de RPG encontrados no quarto, reforçam a suspeita da polícia sobre a hipótese de ter sido vítima de um sacrifício satânico.”
(Sátira postada no grupo de Cesinha’s House no início do ano)
Humor negro a parte, concordo que por conta da estimulação da imaginação, algumas pessoas propensas a distúrbios psíquicos podem desenvolver alguns problemas por não saberem separar a vida real do jogo. Porém, tal dano seria equivalente ao prejuízo que o álcool causa ao corpo humano. Tudo depende da dose, da tolerância do organismo, e da ciência de cada um referente ao limite entre “o brilho” e o “colo do palhaço”.
Eu não sei definir direito o que seria um jogo de RPG, mas pesquisando na rede, achei uma definição que melhor se aplica à atividade e isenta de terrorismo emocional.

“RPG é a sigla em inglês para  roleplaying game , que pode ser traduzido como jogo de interpretação ou de representação de personagens. Ele foi criado em 1974, com o lançamento da primeira edição do mais famoso RPG do mundo, o  Dungeons & Dragons  , criado por Gary Gygax e Dave Arneson.
Em um jogo de RPG, os jogadores assumem o papel de personagens fictícios em cenários variados, como se fossem heróis de filmes de aventuras como O Senhor do Anéis, Star Wars, Matrix, Underworld, O Último Samurai , etc. Só que, ao contrário de um filme, o final não está definido: ele é desenvolvido no decorrer do jogo, conforme as ações dos personagens, que são decididas pelos jogadores. É como um videogame, mas com muito mais opções para os jogadores escolherem. RPG é um jogo coletivo e cooperativo, então você vai precisar chamar um pequeno grupo de amigos, normalmente você e mais quatro, mas podem ser mais ou menos. Se você está aprendendo a jogar, tente não formar um grupo muito grande: você e mais três ou quatro amigos já está de bom tamanho.
Em uma partida de RPG existe uma função específica feita por um dos jogadores, que é chamada de Mestre do Jogo (ou simplesmente, Mestre) ou Narrador. É ele que cria e conduz a história jogada pelo grupo, interpreta os outros personagens que não sejam os dos jogadores (chamados de Personagens do Mestre ou simplesmente de PdMs), joga os dados pelos oponentes durante os combates e decide alguma situação de impasse durante o jogo. Ou seja, ele é uma mistura de roteirista, diretor e mediador da partida. A função de Mestre do Jogo não precisa ser sempre exercida pela mesma pessoa, podendo haver um rodízio entre os jogadores.
Uma aventura de RPG pode durar o tempo de uma sessão de jogo (algumas horas ou mesmo uma tarde inteira) ou mais de uma sessão de jogo.
Uma série de aventuras de RPG interligadas – jogadas com os mesmos personagens – é chamada de campanha. Diferente de outros jogos, uma campanha de RPG pode durar muito tempo, até alguns anos, dependendo apenas da vontade e disponibilidade do Mestre e dos jogadores de continuar jogando a mesma campanha e com os mesmos personagens.
Para jogar RPG, os principais ingredientes são a imaginação e a criatividade: as cenas e situações são descritas ou interpretadas pelo Mestre do Jogo, e os jogadores descrevem ou interpretam as ações de seus personagens. Além disso, normalmente se usa papel, lápis e dados de formatos variados, que são usados para verificar se algumas ações mais complexas foram bem-sucedidas, como as cenas de combate. Para isso, existem livros que trazem regras para situações em que a descrição e a interpretação não possam resolver, e cenários ou mundos de jogo onde as aventuras dos personagens podem ser ambientadas.
No RPG não existem vencedores ou perdedores: ele é um jogo totalmente cooperativo onde todos se divertem. Além da imaginação e da criatividade, ele estimula o raciocínio, a leitura, o trabalho em grupo, a socialização e conhecimentos variados.
Hoje o RPG é usado em várias áreas além do entretenimento, como Educação, Ludoterapia e Recursos Humanos. Ele é um dos poucos jogos recomendados pela NASA, justamente por estimular o trabalho em equipe e não a competição (veja abaixo na imagem com a reportagem).


Cenário e Sistema

Todo jogo de RPG possui um cenário e um sistema de jogo. O cenário é o universo ou o mundo onde se passa a aventura. Por exemplo, em O Senhor dos Anéis , o cenário é a Terra Média; em Matrix , é um futuro sombrio do nosso planeta; e em O Último Samurai , é o Japão do século XIX, na época da Restauração Meiji.
O gênero fantasia medieval, é o mais comum em jogos de RPG, mas existem cenários de terror, ficção científica, anime/mangá e muitos outros gêneros.
Sistema de jogo é o conjunto de regras de uma partida de RPG. Existem em português alguns bons sistemas de RPG.
A representação das capacidades e habilidades de um personagem é descrita numa folha específica que vem nos livros de RPG, chamada de Ficha de Personagem .


  Como criar um personagem?

A primeira coisa que você precisa para criar um personagem é ter alguma idéia sobre ele.
Você pode se inspirar em personagens de outras histórias, filmes, da literatura, HQs, etc. Muitas vezes sua idéia pode partir de uma mecânica de jogo, como uma raça ou classe. O importante é você criar um personagem que você curta jogar e interpretar.É importante também definir no início algum traço da personalidade dele, algo que o diferencie dos demais personagens e ajude você a interpretá-lo. Você não precisa necessariamente definir todos os detalhes e reações dele: conforme você for jogando com ele, você irá fazendo isso. É como acontece com um ator, que pode aos poucos ir desenvolvendo a interpretação de um personagem. Por fim, crie um bom nome para ele (você inclusive pode começar primeiro pelo nome). Procure dar um nome que soe bem e que fique adequado com o cenário de jogo.

Princípios do Sistema

Em uma partida de RPG, todo o desenvolvimento da história é descrito ou interpretado pelo Mestre e pelos jogadores, seja narrando ou fazendo o papel dos personagens.
Sempre que acontece uma situação em que a descrição ou interpretação não podem resolver (por exemplo, saber se um ataque acertou ou não o seu alvo), ou caso o Mestre solicite, joga-se os dados para resolvê-la.
Essas jogadas com os dados são chamadas de testes. Mas que bônus seriam esses usados nos testes? Esses bônus representam as capacidades, habilidades ou os conhecimentos do seu personagem. Tudo isso está anotado na ficha de cada personagem.

  Jogando os Dados

As cenas onde acontecem mais testes em uma partida de RPG são as situações de combate. Uma cena de combate é dividida em rodadas. Cada rodada consiste em aproximadamente 10 segundos no tempo dos personagens (no tempo real de jogo leva alguns minutos). É o tempo necessário para cada personagem realizar uma ação e se defender ou então correr o dobro de seu Deslocamento Básico e não se defender (a Defesa se torna 7 na rodada em que o personagem apenas corre). Uma ação é qualquer coisa que um personagem pode fazer em 10 segundos. Por exemplo: atacar (podendo antes se mover até 3 metros), abrir uma porta ou alçapão, mover até o seu Deslocamento Básico, beber uma poção, fazer uma Magia ou Ritual (que dure uma rodada), levantar-se do chão, etc.
   
  Morrendo

Se um personagem tiver seus Pontos de Vida zerados (se receber uma quantidade de dano igual aos seus Pontos de Vida), ele cai inconsciente.
 Se ele ficar com menos de 0 PV, além de inconsciente, ele continuará sangrando e recebendo 1 de dano por rodada, até chegar a -10 de dano, quando então morrerá.
Qualquer tipo de cura evitará a morte por sangramento, seja por magia, habilidades especiais como Cura pelas Mãos , ou pelo uso da perícia Cura.No caso de um personagem receber uma quantidade de dano que iguale ou ultrapasse a -10, ele automaticamente morre.”

E isso é tudo guerreiros! Grande parte do preconceito gerado é exclusivamente pela falta de conhecimento. Faz parte do ser humano temer aquilo que lhe é oculto. 
Espero que vc tenha conhecido um pouco melhor desse mundo alternativo. rsrs
Além do mais, RPG é bom pra caralho véi!!! XD 
Beijos!!! :***



COMBO - Só para fãs de cães! ^^

Aviso: Imagens fortes a seguir!

Quem disse que somente os gatos são preguiçosos e dorminhocos?
Cães também adoram um colinho. Foi pensando nesse domingo tedioso que resolvi postar também uma oversose de cãezinhos dormindo nas formas mais fofas. Eu particularmente, prefiro muito mais os cães! *.*

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

COMBO - Só para fãs de gatos! ^^

AVISO: Esse post possui imagens fortes!

Domingão, ócio, tédio, nada como uma sonequinha não é mesmo?
Então para encher esse domingo de fofura, nada como as imagens mais curiosas que achei na rede, de gatinhos dormindo. *.*